Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 20/03/2017

Artrose de Quadril: Doença degenerativa pode ser incapacitante

Diagnóstico precoce é essencial para evitar degeneração da articulação

Com participação do Dr. Lauro Magalhães, médico ortopedista

Artrose de Quadril: Doença degenerativa pode ser incapacitante

Caracterizada pelo desgaste da articulação entre o fêmur e o acetábulo, ossos da coxa e da bacia respectivamente, a artrose de quadril é uma doença degenerativa crônica que, se não tratada corretamente, pode ser incapacitante. O médico ortopedista, especialista em quadril, Dr. Lauro Magalhães, atenta para os sintomas da doença:

“O principal sintoma da artrose de quadril é a dor na região inguinal, na virilha, que pode irradiar para a região lateral do quadril ou para a região anterior da coxa. Além disso, pode ocorrer diminuição dos arcos de movimento do quadril, ou seja, diminuição da flexão, da rotação interna, da rotação externa ou até mesmo da extensão do quadril”.

Mais comum entre as mulheres, a artrose de quadril pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles, a idade avançada e a obesidade. A assessora, Liana Mascarenhas, revela que procurou orientação médica logo que sentiu fortes dores no quadril:

“Eu comecei a sentir dor, dores fortes, até mancar, aí eu comecei a investigar. Passei um ano investigando, fazendo exames até ter o diagnóstico”.

O ortopedista Lauro Magalhães orienta, ainda, para a importância do diagnóstico e tratamento precoce:

“Com o diagnóstico precoce consegue-se evitar a degeneração precoce da articulação, fazendo-se com que o tratamento não cirúrgico tenha um bom resultado. Já nos casos avançados, há maior probabilidade da evolução para a artroplastia de quadril”.

 

Compartilhe essa notícia: