Notícias Viva Mais

Radiologia Intervencionista PUBLICADO EM 04/07/2020

A maioria das mulheres com mioma é assintomática

Com participação do Dr. André Goyanna, especialista em Radiologia Intervencionista

A maioria das mulheres com mioma é assintomática

O mioma uterino é um tumor benigno, ou seja, não é câncer, o mioma não tem potencial para se espalhar para outros órgãos, é uma patologia que atinge o sistema reprodutor feminino, que pode ter sintomas ou não, mas geralmente a maioria das mulheres não possuem sintomas e descobrem através dos exames de rotina.

De acordo com o especialista, só vale a pena tratar os miomas que estão dando sintomas, porque são nódulos benignos e que não tem potencial de agressividade, de ir para outro órgão ou de causar a morte. No caso dos miomas pequenos e assintomáticos, apenas o acompanhamento é necessário.

Acrescenta o Dr. André Goyanna, “Os miomas, na grande maioria, são identificados em exames de imagem (principalmente a ultrassonografia). No entanto, aquelas pacientes que não se submetem rotineiramente a exames periódicos, podem ser surpreendidas com os sintomas do mioma. ”

Sintomas do mioma:

Existem opções de tratamento para o mioma, como medicamentos, cirurgias abertas, cirurgias por vídeo e embolização de miomas. Finaliza o Dr. André Goyanna “A embolização de miomas está indicada apenas para as pacientes sintomáticas, ou seja, aquelas que sofrem com a presença dos miomas. Ainda assim, existem miomas em que procedimentos cirúrgicos ou endoscópicos estão melhor indicados para o tratamento. É importante que a paciente consulte seu médico ginecologista para avaliar a melhor alternativa de tratamento. ”

Compartilhe essa notícia: