Notícias Viva Mais
Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 21/03/201721 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down
Participação do Dr. Manoel Sarno, ginecologista e especialista em medicina fetal
Para quem pensa que o dia 21 de março foi escolhido, aleatoriamente, para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, está enganado. A desordem genética ocorre devido a uma alteração no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas, no caso das crianças que nascem com a síndrome, tem “3” exemplares, denominado de trissomia do 21. Por isso, o dia 21 foi o escolhido para conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na sociedade.
O risco de uma mãe ter um filho com Down se eleva conforme o aumento da idade materna. Essa é uma síndrome genética bastante comum, ocorre uma vez a cada mil partos. Alterações no cromossomo 21 podem causar problemas físicos no feto, atrasos no desenvolvimento, que o médico pode suspeitar, através de ultrassonografia, ainda no período pré-natal. Porém, de acordo com o médico ginecologista e especialista em medicina fetal, Dr. Manoel Sarno, “o exame principal é o morfológico do primeiro trimestre e o teste bioquímico, feito no mesmo período. Mais recentemente, há, também, a detecção no sangue materno. É recomendado que esses bebês nasçam em centros especializados, para que sejam atendidos pelo pediatra/geneticista logo ao nascer, pois há risco de infecções, dificuldade de amamentação, etc”.
A Síndrome de Down não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal. Já existe um conhecimento muito grande sobre a síndrome por parte das equipes de saúde, a fim de auxiliar no desenvolvimento e estímulo da criança. Apesar de muitas pessoas ainda desconsiderarem as crianças com Down, hoje em dia, a inclusão social é lei! Criança com Síndrome de Down (ou qualquer outra dificuldade de aprendizado) tem que ser matriculada em escola regular, junto com todas as outras crianças, pois, a convivência é extremamente saudável para todos.
Sendo assim, a dica do Viva Mais para o Dia Internacional da Síndrome de Down é: evite a discriminação, crianças com Down são extremamente amáveis e devem ser guiadas, como qualquer criança, para uma vida feliz e cheia de descobertas.