Notícias Viva Mais

Cardiologia PUBLICADO EM 08/08/2017

08 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Participação do Dr. Leonardo Lopes, médico cardiologista

08 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

08 de agosto foi a data escolhida para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, pois, quando elevado, é considerado a principal causa de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC), doenças cerebrovasculares que mais matam no Brasil e no mundo. Por isso, o objetivo principal deste dia é conscientizar a população a respeito da importância de manter uma vida saudável, além de alertar sobre as complicações decorrentes do excesso de colesterol no organismo. 

“O colesterol elevado pode ter algumas causas, alguns vilões, como alimentação incorreta, com alta ingestão de gordura animal, gordura trans, ou simplesmente pelo fator genético, ou seja, a origem familiar.” (Dr. Leonardo Lopes, médico especialista em cardiologia)

Para a grande maioria da população, antes de apelar para as medicações, a melhor estratégia para acabar com os altos níveis de colesterol é a mudança no estilo de vida. Mais que um tratamento, viver de maneira saudável é fundamental para o bom funcionamento do corpo. “É possível combater os altos níveis de colesterol no sangue mudando o estilo de vida, tentando manter hábitos saudáveis e, em alguns casos, o uso de medicamentos que vão tentar diminuir o índice de lipídios no sangue”, explica Dr. Leonardo Lopes.

Dentre essas mudanças, iniciar uma atividade física é tão importante quanto o uso das medicações e a dieta. Vale ressaltar que, para os benefícios na saúde, ca (caminhada, corrida ou natação), numa intensidade moderada. A caminhada pode ser uma ótima opção para a saúde cardiovascular, porém, para se obter benefícios deve-se exigir um pouco do corpo e não simplesmente passear (uma forma simples para avaliar a intensidade do seu exercício é, durante a caminhada no ritmo adequado, surgir alguma dificuldade para falar ou cantar). 

É importante destacar, que “não há sintomas específicos para o aumento do colesterol. O diagnóstico é feito pelas taxas elevadas no sangue ou, em alguns casos, alguns sinais físicos, com xantomas e xantelasmas (lesões amareladas sob a superfície da pele, normalmente localizadas nas pálpebras superiores e próximo ao canto interno dos olhos), que são mais comuns em jovens e crianças”, finaliza Dr. Leonardo Lopes

Sendo assim, a dica do Viva Mais para o Dia Nacional de Combate ao Colesterol é: reflita sobre os seus hábitos de vida, eles podem te ajudar a viver uma vida mais saudável e que te proporcione, cada vez mais, bem-estar e tranquilidade!

Compartilhe essa notícia: