Notícias Viva Mais

Atividade Física PUBLICADO EM 05/04/2017

06 de Abril: Dia Mundial da Atividade Física

Alimentação saudável e atividade física ajudam a combater o diabetes

Participação do Dr. Joaquim Custódio, médico endocrinologista

06 de Abril: Dia Mundial da Atividade Física

Estimulados pelo Dia Mundial da Atividade Física, 06 de abril, especialistas em saúde focam na alimentação saudável e aumento da atividade física para reduzir o risco para o diabetes, que afeta atualmente cerca de 387 milhões de pessoas em todo o globo. Pessoas com diabetes têm um risco muito maior para a má saúde cardiovascular do que a população em geral. As doenças cardiovasculares são responsáveis ​​por cerca de 50-80% das mortes em pessoas com diabetes.

Há duas formas principais de diabetes: 

– Tipo 1, no qual o corpo é incapaz de produzir o hormônio insulina

– Tipo 2, em que o organismo não é capaz de utilizar a insulina de forma eficaz.

* O diabetes tipo 2 é a forma mais comum, representando cerca de 90% de todos os casos de diabetes em todo o mundo. E a forma mais eficaz de prevenção é a prática regular de atividade física, além do ajuste na alimentação.

DIABETES x Baixa atividade física
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com diabetes chegará a 592 milhões até 2035 – um aumento que especialistas atribuem a uma combinação de baixa atividade física e aumento da ingestão de alimentos não saudáveis. De acordo com informações do Dr. Joaquim Custódio, “inúmeros estudos científicos afirmam que a melhor forma de prevenir o diabetes do tipo 2, relacionado com o sobrepeso e a obesidade, consiste na prática regular de atividades físicas e no ajuste da alimentação, de forma a evitar alimentos ricos em açúcar e frituras. Já o diabetes tipo 1, infelizmente, ainda não há uma forma eficaz de prevenção”.

“Temos uma oferta crescente de alimentos, incluindo junk foods (alimentos super calóricos e pobre em nutrientes), que é relativamente barato e com muita propaganda – refrigerantes com uma grande quantidade de açúcar, por exemplo”, diz o prof Rydén, porta-voz da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC).

A maioria das pessoas estão bem conscientes de que a atividade física beneficia a saúde, e a maioria dos países têm diretrizes que recomendam uma certa quantidade de atividade é benéfica à saúde. Portanto, especialistas todo o mundo pedem maior foco na alimentação saudável e exercício para reduzir o risco para esta condição potencialmente fatal.

Medidas simples para reduzir o risco de diabetes
Numerosos estudos têm sugerido um estilo de vida saudável para reduzir o risco de diabetes, bem como melhorar a saúde de pessoas que já têm a doença. Recentemente, um estudo afirmou que exercícios suaves podem reduzir a pressão arterial em pessoas com diabetes tipo 2.

Prof. Rydén recomenda seguir quatro passos simples que ele acredita que pode reduzir o risco de diabetes e problemas de saúde relacionados com o coração:
– Movimente-se mais
– Envolva-se em atividade moderada a vigorosa, pelo menos, 3 horas por semana
– Evite comer besteiras, particularmente aquelas ricas em açúcar. Ao invés disso, coma vegetais folhosos, frutas frescas, grãos integrais, carnes magras, iogurte sem açúcar e nozes

* Prof. Rydén afirma que estes são passos simples, exigem muita autodisciplina, mas os efeitos valem a pena.

Dr. Joaquim Custódio ainda acrescenta que “infelizmente ainda não há cura para o diabetes, mas o tratamento da doença evoluiu bastante nos últimos anos, de sorte que hoje em dia existem diversas opções terapêuticas disponíveis. Aliadas à prática regular de atividades físicas e alimentação saudável, elas permitem o adequado controle da doença na maior parte dos casos”. 

Sendo assim, a dica do Viva Mais para o Dia Mundial da Atividade Física é: para se prevenir a diabetes tipo 2 é fundamental a prática regular de atividades físicas, ajuste da alimentação e do gerenciamento do peso. Com isso, além de melhorar a sua qualidade de vida, você vai ter mais disposição para realizar as atividades do dia-a-dia!

Compartilhe essa notícia: