Nossas Entrevistas

Radiologia

Tema: Ortodontia

Por Dra. Priscila Siquara

(071) 32... Ver mais >

Olga Goulart – Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de fazer a limpeza, podendo ser perdidos precocemente. Além de prejudicarem a aparência, dentes mal posicionados são capazes de causar dores de cabeça, na região do pescoço, nos ombros e nas costas. A especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada é a ortodontia, que ainda trata dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto, quem conversa conosco hoje é a doutor Priscila Siquara, especialista em ortodontia.

Doutora, vamos explicar primeiramente para os nossos ouvintes o que vem a ser a ortodontia?

Dra. Priscila Siquara – A ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e o desenvolvimento da face, dos dentes e os desvios de sua normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

Olga Goulart – O quê que significa uma má oclusão, doutora? Qual que é a importância de uma boa oclusão para uma boa saúde bucal?

Dra. Priscila Siquara – A má oclusão é qualquer desvio de um relacionamento normal do encaixe correto entre os dentes. Uma boa oclusão vai permitir uma boa higienização dos dentes, vai auxiliar nos tratamentos restauradores e habilitadores, como a colocação de próteses, implantes e outros procedimentos.

Olga Goulart – Como saber se um paciente precisa de um ortodontista?

Dra. Priscila Siquara – Apenas o ortodontista ou dentista poderá determinar se ele está indicado ou não ao tratamento, mas ele pode observar alguns fatores com mapeamento dos dentes, os espaços que podem aparecer os diastemas, desvio de linha média.

Olga Goulart – Em algum momento da vida deve-se procurar um ortodontista? A partir de quantos anos é possível identificar problemas na mordida e começar o tratamento? 

Dra. Priscila Siquara – O ideal seria a partir dos 7 anos de idade, quando começar a trocar a dentição de leite para a dentição permanente é bom já consultar um dentista para ver a possibilidade de começar uma intervenção.

Olga Goulart – Adultos também podem ser tratados pelo ortodontista?

Dra. Priscila Siquara – Sim, adultos podem ser tratados pelo ortodontista.

Olga Goulart – Como é que funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Dra. Priscila Siquara – Diversos tipos de aparelhos tanto fixo quanto móvel são utilizados para ajudar na movimentação dos dentes, retrair o músculo e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e nos ossos. A gravidade do problema é que irá determinar qual procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Olga Goulart – Como é que fica a autoestima de paciente no decorrer do tratamento, doutora?

Dra. Priscila Siquara – Geralmente ocorre uma melhora na autoestima a partir do momento em que ele vai percebendo o resultado do tratamento ortodôntico.

Olga Goulart – Quanto tempo em média dura um tratamento ortodôntico?

Dra. Priscila Siquara – Um tratamento ortodôntico completo em média dura de 2 a 3 anos. Existem casos que fogem desta média e é difícil se estimar um tempo preciso.

Olga Goulart – Quais são as principais queixas de um paciente antes de iniciar um tratamento ortodôntico?

Dra. Priscila Siquara – Normalmente a queixa principal é estética ou dor na musculatura, dor na articulação, dificuldade de higienizar os dentes.

Olga Goulart – Quais são os tipos de aparelhos disponíveis no mercado?

Dra. Priscila Siquara – Existem os aparelhos ortopédicos e os ortodônticos. Os ortopédicos podem ser fixos ou removíveis, eles são empregados para provocar alteração na base óssea. Já os aparelhos ortodônticos normalmente são fixos, são chamados brackets, aquelas pecinhas coladas nos dentes que são inseridos fios e promovem uma boa movimentação dentária. Existem vários fabricantes, modelos e materiais, tanto para a confecção dos brackets quanto para os fios ortodônticos. A seleção da aparelhagem ortodôntica ou ortopédica a ser utilizada dependerá do diagnóstico e da opinião do paciente e do dentista sobre as possibilidades terapêuticas.

Olga Goulart – Quem usa aparelho, doutora, precisa de cuidados especiais?

Dra. Priscila Siquara – Sim, precisa de alguns cuidados com a higienização e com a alimentação para preservar o aparelho.

Olga Goulart – Após a finalização do tratamento o paciente pode voltar a precisar de correções ou mesmo de uso de outro aparelho?

Dra. Priscila Siquara – Sim, pode. Pode ocorrer recidiva principalmente se não for utilizado o aparelho de contenção.

Olga Goulart – Conversamos com a odontologista Priscila Siquara, especialista em ortodontia. Doutora. Muito obrigada e até a próxima.