Nossas Entrevistas

Mastologia

Mitos e Verdades sobre Câncer de Mama

Por Dra. Elisiane Gadelha

(071) 33... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Tumor maligno que mais leva as mulheres à morte, o câncer de mama quando diagnosticado no início tem chances de cura de até 95%. Porém, fatores que podem aumentar o risco de desenvolver um tumor ainda geram muitas dúvidas a respeito deste assunto. Para esclarecer um pouco mais sobre o câncer de mama na nossa série Mitos e Verdades, hoje quem conversa conosco é a médica Elisiane Gadelha, especialista em mastologia.

Doutora, primeiramente é correto afirmar que homens também podem ter câncer de mama?
Dra. Elisiane Gadelha – Sim! Apesar de pouco frequentes, cerca 1% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em homens. Eles não têm indicação de rastreamento mamográfico pela baixa incidência, mas ao observarem qualquer nodulação ou alterações em mama eles devem procurar o mastologista para investigação.

Viva Mais Viva Melhor – Qualquer tumor na mama é um câncer, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elisiane Gadelha – É um mito. Outras tumorações benignas em mamas são muito frequentes, como cistos, fibroadenomas e até abcessos. Porém é difícil para o leigo apenas pelo autoexame saber a diferença. Portanto, é importante para todas as alterações sejam investigadas pelo médico assistente.

Viva Mais Viva Melhor – Dor nas mamas é sinal de câncer, isso é verdade ou é mito?
Dra. Elisiane Gadelha – É mito. A dor é um sinal tardio, quando a doença está invadindo outros órgãos ou a pele e a própria musculatura. O câncer de mama na sua fase inicial é na maioria das vezes uma tumoração completamente assintomática.

Viva Mais Viva Melhor – Doutora, é verdade ou é mito afirmar que quem já teve câncer de mama uma vez nunca mais terá a doença?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é mito. As pacientes que tiveram câncer de mama e ainda têm mama podem vir a apresentar recidivas ou novas tumorações e elas devem estar fazendo acompanhamento rigoroso com o médico.

Viva Mais Viva Melhor – É prejudicial ao bebê continuar mamando se existe suspeita de câncer de mama na mãe, pois as células cancerosas passam através do leite materno, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é mito. O câncer de mama não é contagioso e não passa pelo leite materno. Mas infelizmente em casos de diagnóstico de câncer de mama no período do aleitamento na maioria das vezes a gente vai precisar fazer o desmame, para proceder o tratamento de forma correta, pois durante a cirurgia o leite da mama aumenta o risco para infecção e também na realização da quimioterapia é preciso parar a amamentação.

Viva Mais Viva Melhor – Doutora, após detectado o câncer, a mama tem que ser removida por completo, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é um mito. Se o câncer de mama for descoberto na fase inicial é muito seguro realizar a cirurgia conservadora da mama associada a radioterapia. Este tratamento proporciona a mesma chance de cura de uma mastectomia, preservando a estética da paciente. Tudo depende do diagnóstico precoce.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que tratamento hormonal ajuda na cura de tumores da mama ou é um mito? 
Dra. Elisiane Gadelha – Existem alguns tumores de mama que expressam receptores de estrógeno e progesterona. Para estes tumores é feito um tratamento chamado de hormonioterapia que bloqueia estes receptores e diminui a formação de hormônio pelo organismo. A reposição hormonal mais conhecida usada na pós-menopausa ela está contraindicada para pacientes que tiveram câncer de mama.

Viva Mais Viva Melhor – Gordura ou excesso de peso podem causar câncer de mama, isso é verdade ou é mito?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é verdade. Muitos estudos mais atuais demonstram que a obesidade e a alimentação rica em gordura estão associadas tanto ao aumento de risco de desenvolvimento de câncer de mama como estão relacionados ao maior risco de recidiva para as pacientes já tratadas. Então é fundamental lembrar a todos os pacientes a importância de uma alimentação saudável e a necessidade de realizar atividades físicas.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que o uso de prótese de silicone dificulta o diagnóstico do câncer de mama, doutora? Ou é um mito?
Dra. Elisiane Gadelha – Mito. A prótese é colocada atrás da glândula mamária e apesar da prótese ser opaca na mamografia, se forem realizadas manobras específicas durante o exame e associação com a ultrassonografia o risco desta prótese esconder uma tumoração diminui muito. Pode-se ainda associar a exames específicos como a ressonância magnética para avaliar a mama e a prótese.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade ou é mito afirmar que um tumor pode aparecer após uma pancada muito forte na mama?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é um mito! Não existe qualquer relação entre o trauma mamário e o aparecimento do câncer.

Viva Mais Viva Melhor – É melhor ter vários nódulos na mama do que um só, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é um mito. Não importa a quantidade de nódulos e sim o tipo histológico do tumor e o grau de agressividade do mesmo. E é claro, quanto mais inicial for o diagnóstico maior as chances de cura.

Viva Mais Viva Melhor – E para finalizar, doutora, é correto afirmar que a radiação emitida pela mamografia causa câncer?
Dra. Elisiane Gadelha – Isso é um mito. A radiação emitida pela mamografia é muito baixa e é um procedimento extremamente seguro. As informações que foram vinculadas recentemente em redes sociais são completamente infundadas e levam a um risco grave, pois algumas pacientes têm deixado de realizar mamografia regular por medo e deixando de ter um diagnóstico precoce do câncer de mama.

Viva Mais Viva Melhor – Conversamos com a médica Elisiane Gadelha, especialista em mastologia. Doutora, muito obrigada e até a próxima.