Nossas Entrevistas
Cirurgia de Tórax
Mitos e Verdades – Hiper-hidrose
Por Dr. Iury Melo
Olga Goulart – Não é só devido ao calor intenso que as pessoas suam, um simples abraço ou aperto de mão pode ser um constrangimento para quem sofre de hiperidrose, ou seja, a produção excessiva de suor. Portadores da patologia podem ter graves problemas de relacionamento pessoal e relacionamento profissional também. E para responder as dúvidas sobre este tema hoje, hiperidrose, a nossa série Mitos e Verdades convida o médico Iury Melo, especialista em cirurgia de tórax.
Doutor Iury, vamos conversar um pouquinho sobre hiperidrose, quem sofre com este problema precisa beber muita agua para evitar, por exemplo, a desidratação, isso é mito ou é verdade.
Dr. Iury Melo – Isso é um mito. Embora na hiperidrose você tenha uma quantidade aumentada de suor e de perda de líquido, ela não chega a ser suficiente para provocar uma desidratação na pessoa.
Olga Goulart – Bom, a hiperidrose é uma condição que traz grande incomodo, mas não traz nenhum risco a saúde da pessoa, isso é mito ou é verdade?
Dr. Iury Melo – Verdade, não traz nenhum tipo de prejuízo nem danos à saúde da pessoa, o transtorno é unicamente social, é o incomodo que aquilo causa e a gente tem pacientes que convivem perfeitamente com o seu suor, aprenderam a conviver bem sem nenhum tipo de problema e sem nenhum tipo de sequela.
Olga Goulart – Doutor, a hiperidrose cursa com mau cheiro, as pessoas com hiperidrose têm um mau cheiro, isso é mito ou é verdade?
Dr. Iury Melo – De uma forma genérica é um mito. Algumas pessoas que tem hiperidrose na região axilar elas podem ter associados um forte mau cheiro e a correção do excesso de suor melhora isso, mas não é causado diretamente pela hiperidrose e sim por uma proliferação de bactérias que é causada pela umidade excessiva num local abafado e isso faz com que essas bactérias provoquem mau cheio. Não é causado diretamente, mas a resolução da hiperidrose ajuda e muito na resolução do quadro do mau cheiro.
Olga Goulart – É verdade ou é mito dizer que nem todo suor excessivo é considerado hiperidrose?
Dr. Iury Melo – É verdade. Suor excessivo em condições anormais isso é o que a gente considera como hiperidrose, mas suor excessivo em condições onde se espera que a pessoa sue é perfeitamente normal.
Olga Goulart – A hiperidrose é hereditária, isso é mito ou é verdade?
Dr. Iury Melo – Vamos considerar isso como um mito, embora exista uma tendência a familiares de primeiro grau terem hiperidrose, mas não há correlação genética hereditária forte foi comprovada até hoje, de forma que se afirme que filhos ou netos de pessoas com hiperidrose com certeza vão ter hiperidrose. Tem muitos fatores envolvidos na gênese do problema e não só a questão hereditária.
Olga Goulart – Doutor, o suor excessivo generalizado pode estar relacionado a outras patologias, isso é mito ou é verdade?
Dr. Iury Melo – Verdade. Condições hormonais, condições que alterem o metabolismo, distúrbios de tireoide, a própria obesidade, a menopausa, todas são condições em que você pode modificar o controle térmico do corpo e que você pode promover o excesso de suor e as vezes o tratamento destas condições resolve o problema sem necessariamente precisar de cirurgia.
Olga Goulart – É verdade ou é mito, doutor, afirmar que o tipo de roupa que a pessoa usa, tecido ou cor, influencia no suor excessivo?
Dr. Iury Melo – Isso é verdade. Cores escuras geralmente acumulam mais o calor, tendem a esquentar mais o corpo e pioram o suor. Por outro lado, os pacientes que têm hiperidrose tendem a usar roupas mais escuras porque elas disfarçam melhor as manchas de suor do corpo, acaba sendo mais confortável para estes pacientes, mas a cor escura ela pode aumentar um pouco a temperatura em alguns décimos de grau.
Olga Goulart – Doutor Iury, situações como gravidez ou menopausa em que se tem um desequilíbrio hormonal na mulher pode motivar a hiperidrose, isso é mito ou é verdade?
Dr. Iury Melo – É mito. Elas podem na verdade aumentar a quantidade de suor por aqueles descontroles hormonais que eu tinha citado previamente e fazer com que isso se torne ou perceptível ou incômodo, mas atuar como fator causador não, isso é mito.
Olga Goulart – A hiperidrose em geral se inicia na adolescência ou mesmo na infância, isso é mito ou é verdade?
Dr. Iury Melo – Isso é um pouco difícil de se determinar, a hiperidrose geralmente ela se inicia a partir do momento que o indivíduo tem consciência daquilo e começa a se sentir incomodado. Então a gente tem casos em que a pessoa começa a se incomodar na idade adulta e tem casos em que crianças de 6, 7 ou 8 anos já começam a se incomodar na escola. Os casos mais severos geralmente começam a se manifestar desde a infância e pioram um pouco na adolescência com as alterações hormonais.
Olga Goulart – Mito ou verdade afirmar, doutor, que a hiperidrose não tem cura?
Dr. Iury Melo – É uma boa pergunta. Quando você fala em cura significa você interferir diretamente na causa do problema e remover esta causa para que isso não ocorra. A hiperidrose tem tratamento definitivo com bons resultados principalmente com a cirurgia, mas você não interfere diretamente na causa do problema, então não seria adequado falar em cura, mas sim em controle.
Olga Goulart – O tratamento mais eficaz para a hiperidrose localizada seria a cirurgia, isso é verdade ou é um mito?
Dr. Iury Melo – Quando bem indicada sim, isso é a mais pura verdade. A cirurgia tem resultados já bem estabelecidos a longo prazo, incluindo índices de satisfação e de melhoria de qualidade de vida bem altos.
Olga Goulart – Pacientes obesos têm maior chance de apresentar efeitos adversos a cirurgia para o tratamento da hiperidrose, isso é verdade ou é mito, doutor?
Dr. Iury Melo – Com certeza. Principalmente em não resolução da hiperidrose após a cirurgia ou suor compensatório, tanto é que uma das orientações pré-operatórias para pacientes com certo grau de obesidade é a perda de peso antes da gente indicar a cirurgia. A partir de um determinado índice de massa a gente não faz a cirurgia de forma inicial, mas indica perder peso, atividade física e reavalia esse paciente quando ele entrar numa faixa de peso mais adequada.
Olga Goulart – É verdade que os convênios oferecem cobertura para o tratamento cirúrgico da hiperidrose, é verdade ou é mito?
Dr. Iury Melo – É verdade, a cirurgia está bem estabelecida e é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde como um procedimento médico disponível e tem que ser oferecido por todas as operadoras.
Olga Goulart – Conversamos com o médico Iury Melo, especialista em cirurgia do tórax hoje sobre hiperidrose. Doutor, muito obrigada e até a próxima oportunidade aqui no Portal Viva Mais Viva Melhor.