Existe tratamento para a próstata aumentada? Cirúrgico ou medicamentoso?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Juarez Andrade

Publicado: 17 de fevereiro de 2016 - Atualizado: 4 de junho de 2019

Na grande maioria das vezes é medicamentoso. O tratamento de eleição hoje é um tratamento medicamentoso que basicamente relaxa a musculatura prostática, permitindo, embora não diminua propriamente o tamanho. O simples relaxamento da próstata faz com que a urina flua melhor e o paciente consiga um bom esvaziamento. 

Algumas vezes usa-se paralelamente medicações que a prazo muito longo podem promover um pouco a diminuição do volume da próstata, pode-se associar as medicações. Quando essas medicações funcionam e o paciente passa a ter uma micção confortável, passa a urinar bem, ele não necessitará de um próximo passo que aí sim são as medidas de intervenção cirúrgica. Quando existe a necessidade da indicação cirúrgica, os tratamentos a laser são indicados e em seguida as ressecções transuretrais da próstata, na grande maioria das vezes com processos endoscópicos, sem necessidade de corte, sem necessidade de cicatrizes ou pontos.

Aquelas próstatas, entretanto, que são muito obstrutivas e cresceram demasiadamente, que não respondem a tratamento clínico por serem grandes demais (acima de 150g de próstata) e nas quais não é possível  realizar os procedimentos endoscópicos, são realizadas cirurgias abertas, na qual precisa-se abrir, fazer uma incisão na base do abdome como se fosse uma incisão de cesárea pequena e o núcleo central obstrutivo próstata é removido permitindo que paciente passe a urinar de maneira tranquila.