Notícias Viva Mais

Dermatologia PUBLICADO EM 22/12/2015

FDA propõe proibição do uso de bronzeamento por menores

Produtos aumentam os riscos de câncer de pele e lesões oculares

 

FDA propõe proibição do uso de bronzeamento por menores

Reguladores dos EUA estão propondo restringir o uso de bronzeadores artificiais para adultos com idades acima de 18 anos. A proposta está em fase de consulta pública. Se aprovada, não será permitido o uso de dispositivos de bronzeamento artificial em pessoas menores de 18 anos. A Food and Drug Administration (FDA) também quer que os fabricantes façam mais para melhorar a segurança global de aparelhos de bronzeamento artificial para proteger os consumidores adultos.

Aparelhos de bronzeamento artificial aumentam a exposição à radiação ultravioleta (UV) e aumentam o risco de lesões oculares, danos à pele e câncer de pele – incluindo melanoma, o mais mortal de câncer de pele.

Os efeitos da exposição à radiação UV acumulam ao longo do tempo de vida de uma pessoa, por isso, começar a utilizar esses aparelhos na adolescência, aumenta o risco da pele e dos olhos ao longo da vida. A Academia Americana de Dermatologia diz que as pessoas que estão expostas a radiação UV das lâmpadas de bronzeamento artificial são 59% mais propensas a desenvolverem melanoma do que as pessoas que nunca usaram tais dispositivos.

Dr. Markham C. Lucas, diretor adjunto do Escritório de Avaliação de Dispositivos e Saúde Radiológica do FDA, e um dermatologista praticante, diz que “há evidências crescentes de que bronzeamento artificial durante a infância e a vida adulta aumenta o risco de câncer de pele, incluindo melanoma. Centenas de jovens também são lesionados a cada ano em todo o país devido à utilização de bronzeamento artificial”.

A FDA também está propondo que os serviços de bronzeamento devam informar sobre os riscos do bronzeamento artificial para a saúde, além de obrigar os usuários a assinar um certificado de que compreendem os riscos antes de cada sessão.

Bronzeadores artificiais devem ter um “botão de pânico”
Produtos de bronzeamento artificial têm que conter uma caixa preta com uma advertência para dizer que não deve ser utilizado por menores de 18 anos. A nova proposta da FDA abrange duas regras: uma delas é a venda restrita, distribuição e utilização desse tipo de produto. A outra, uma alteração à norma de desempenho, aplicada aos fabricantes.

A regra proposta para os fabricantes visa uma série de requisitos, tais como melhorias às demonstrações de advertência e segurança do olho, rotulagem em lâmpadas de substituição, reduzindo o risco de queimaduras acidentais, e prevenir modificações de dispositivos sem certificação.

Ambas as regras propostas são abertas para revisão pública por 90 dias a partir de 21 de dezembro de 2015. Os comentários podem ser enviados on-line na regulamentação FDA website.

Dr. Luke diz que vai rever todos os comentários como parte do processo de criação de regras e estimula: “queremos ouvir de todos os usuários e suas famílias, bem como dos fabricantes, empresários e outras partes interessadas que possam ter comentários”.

Compartilhe essa notícia: