Nossas Entrevistas

Cirurgião Dentista

Tema: Implantes Dentários

Por Dr. Fábio Santana Barbosa

Olga Goulart – Com técnicas cada vez mais sofisticadas os implantes dentários auxiliam na recuperação estética, e mais, na recuperação funcional da boca. Os resultados indicam uma melhora significativa inclusive da autoestima e do bom humor. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto hoje quem fala com vocês é o cirurgião dentista com mais de 15 anos de experiência nessa área que é o doutor Fábio Barbosa.

Doutor, o quê que é o implante dentário e o que é preciso para fazer este procedimento?

Dr. Fábio Barbosa – Bom, o implante dentário é uma raiz artificial em forma de parafuso. Então não precisa de muita coisa para se fazer um implante dentário, é muito simples, qualquer pessoa que perdeu um elemento dentário vai substituir essa raiz pelo implante.

Olga Goulart – Certo. Bom, eu falei aqui que você tem 15 anos de experiência, imagino que para fazer um tipo de procedimento desse primeiro é importante que você eleja um bom profissional e segundo que tenha muita experiência também, não é? 

Dr. Fábio Barbosa – Com certeza. Hoje eu tenho mais de 10 mil implantes colocados e a experiência é uma coisa muito importante. Qualquer profissional que você procure esse profissional tem que ser recomendado e tem que ter uma experiência para fazer esse procedimento da melhor forma possível. 

Olga Goulart – Verdade. E para quem que é recomendado o implante dentário, somente para pessoas já muito idosas?

Dr. Fábio Barbosa – Não. O implante dentário é recomendado para todas as pessoas que perderam dentes. Apenas crianças que não podem fazer o implante dentário, temos que esperar o crescimento completo para fazer o uso dessa técnica, mas qualquer idade é recomendada o implante dentário.

Olga Goulart – E que a pessoa também esteja em perfeitas condições gerais de saúde.

Dr. Fábio Barbosa – Sim. A pessoa tem que está com a saúde boa.

Olga Goulart – Por exemplo, quem usa dentadura ou prótese por muitos anos pode fazer um implante?

Dr. Fábio Barbosa – Pode sim. O implante ele é recomendado nesses casos também. Não importa a idade do paciente e nem o tempo que ele tenha perdido os dentes. O implante dentário é sempre a primeira opção para poder fazer a reabilitação do paciente.

Olga Goulart – Algumas pessoas ainda acham, doutor, que esse tratamento de implante dentário ainda é muito caro e fora das possibilidades e isso mudou muito de uns anos para cá, não?

Dr. Fábio Barbosa – Mudou com certeza. Há 10 anos, há 15 anos atrás quando eu comecei a fazer implantes os valores dos materiais eram muito caros, hoje em dia está tudo mais acessível, tudo está bem mais simples, a técnica também está mais simples o que fez com que o preço abaixasse muito. Hoje o implante é um procedimento acessível.

Olga Goulart – Para aqueles mais temerosos da cadeira do dentista, o procedimento do implante dói?

Dr. Fábio Barbosa – O implante não dói absolutamente nada. A colocação do implante é rápida, normalmente em torno de 15 minutos o paciente já está com o implante instalado e o pós-operatório é muito menos indolor do que uma extração simples.

Olga Goulart – Maravilha. E as etapas da realização deste tratamento, doutor, é preciso muito tempo, as pessoas tem que ficar sem dente por um período? Como funciona?

Dr. Fábio Barbosa – Essa é uma preocupação da maioria das pessoas ‘e durante o tratamento eu fico sem dente? quanto tempo eu vou ficar sem dente?’. Na verdade, não tem necessidade de ficar sem dente. Quando se faz o implante existe o período de ósseo-integração que normalmente é de 60 a 90 dias. Mas nesse período o paciente de forma alguma fica sem dente. Nas regiões estéticas, na região do sorriso, sempre é colocado um provisório enquanto estamos esperando esse período de ósseo-integração. Então essa preocupação do paciente de ficar sem dente isso daí ele pode ficar tranquilo que o tempo todo ele vai estar o provisório até o final do tratamento.

Olga Goulart – E qual a estimativa de tempo que é necessário, ou isso vai variar de paciente para paciente?

Dr. Fábio Barbosa – Varia um pouco de paciente para paciente, mas normalmente de 60 a 90 dias, 2 ou 3 meses o paciente já está colocando o definitivo.

Olga Goulart – Pode ocorrer rejeição em alguma situação?

Dr. Fábio Barbosa – Não, rejeição não existe. Os implantes são feitos de titânio e o corpo humano não rejeita esse tipo de material. Então rejeição não vai ocorrer. O que pode ocorrer é a não ósseo-integração, por algum motivo as vezes o paciente teve alguma lesão no osso ou infeccionou, algum problema que pode ocasionar a não ósseo-integração e aí o osso ao invés de segurar esse parafuso o parafuso vai ficar solto e o que ele pode fazer é refazer a colocação do implante que também é muito simples.

Olga Goulart – Bom, quais são os cuidados depois que a pessoa se submete a um implante com quente, com frio, com a higiene, tem alguma consideração importante?

Dr. Fábio Barbosa – Normalmente depois da instalação do implante o paciente deve usar durante uma semana um enxaguatório bucal para poder fazer uma melhor assepsia e mais a alimentação que deve dar preferência a alimentos líquidos e pastosos nos primeiros dias.

Olga Goulart – Mas depois normal.

Dr. Fábio Barbosa – Depois normal.

Olga Goulart – E o implante dentário tem prazo de validade? Isso precisa ser refeito em algum momento da vida?

Dr. Fábio Barbosa – Não, o implante dentário não vai ser refeito nunca. O implante dentário deve ter uma garantia eterna, porque é uma raiz que vai estar instalada no osso que essa raiz é de um material que tem uma durabilidade muito grande. Os pacientes que fazem uma manutenção, o que é essa manutenção? É você visitar regularmente o seu dentista. Os pacientes que visitam regularmente o dentista vão ter o seu tratamento para o resto da vida e a garantia desse tratamento também.

Olga Goulart – Bom, nós sabemos das novidades nessa área de odontologia que são crescentes, são muito grandes, ainda mais em implantodontia. O quê que há de novidade, doutor, o senhor que está sempre se atualizando?

Dr. Fábio Barbosa – Bom, hoje a gente fala muito de cirurgia sem corte. Então a novidade hoje, o que tem de mais moderno nessa parte de implantes é a cirurgia guiada, que você faz a instalação de implante sem precisar que o paciente seja cortado.

Olga Goulart – E já está sendo utilizado, doutor?

Dr. Fábio Barbosa – Já, já está sendo utilizado. Porém essa técnica não pode ser utilizada em todos os casos. Então pode ser que você chegue até a clínica e não tenha condição de fazer essa técnica, vai ter que fazer a técnica convencional, mas em muitos casos pode ser feito dessa forma também.

Olga Goulart – Maravilha. Muito obrigada, doutor Fábio Barbosa e até a próxima dica e orientação aqui no Viva Mais Viva Melhor.