Nossos Vídeos

Ginecologia e Obstetrícia

Vídeo Completo – Vacina HPV

Por Dra. Halina Silva

O que é vacina para HPV?

Trata-se da primeira vacina que visa prevenir câncer.  A primeira vacina, a GARDASIL (vacina quadrivalente - contra o vírus HPV tipos 9, 11, 16 e 18) foi liberada pelo FDA em 2006 e a segunda vacina, a CERVARIX (vacina bivalente – contra o vírus HPV tipos 16 e 18), foi liberada em 2009.

 

Quem pode ser vacinado para o HPV?

Meninas e mulheres de 9 aos 45 anos e meninos e homens de 9 aos 26 anos.

 

Qual o objetivo da vacinação para o HPV?

Prevenção de lesão precursora e câncer cervical, vulvar, vaginal, anal e peniano causados por HPV 16 e 18, e para prevenção de verrugas ano-genitais causadas por HPV 6 e 11.

 

Como são administradas as vacinas?

As administrações são em 03 doses, intramusculares. A vacina quadrivalente é distribuída em 0, 2 e 6 meses e a vacina bivalente em 0, 1 e 6 meses.

 

Existe contraindicação às vacinas para HPV?

No momento, as vacinas estão contraindicadas em caso de reação alérgica grave ao receber dose prévia de alguma vacina ou a algum componente das mesmas.

As vacinas não estão indicadas em gestantes. Se a paciente engravidar entre as doses é recomendado terminar o esquema após termino da gestação.

 

Qual eficácia das vacinas para HPV?

A eficácia das vacinas é observada na prevenção das lesões precursoras do câncer; elas possuem alta eficácia contra HPV 16 e 18, e talvez alguma eficácia cruzada com relação aos outros subtipos de HPV, que são mais de 100.

Mulheres vacinadas apresentam menos risco, mas não estão isentas do risco de câncer cervical, por exemplo. Por isso, é importante deixar bastante evidente que as mulheres vacinadas devem continuar como acompanhamento ginecológico e com a coleta de citologia cervical de rotina.