Nossos Vídeos

Ortodontia

Vídeo Completo – Série Má Oclusão Dentária

Por Dra. Indira Matos

Viva Mais Viva Melhor – O que é ortodontia?
Dra. Indira Matos – É a especialidade da odontologia que trata a má oclusão dentária. Ela pode e deve ser tratada de forma eficiente no momento do diagnóstico precoce. O objetivo do tratamento precoce é prevenir problemas esqueléticos faciais, que na idade adulta só corrige através de cirurgia.

Viva Mais Viva Melhor – Qual a importância da posição dos dentes na arcada dentária?
Dra. Indira Matos – Os dentes são responsáveis pelo perfeito equilíbrio dos músculos da face, das articulações e dos ligamentos. Quando temos alguma alteração nos dentes que leve ao desequilíbrio dentário, muscular e articular podemos sentir dores de cabeça, tonturas ou vertigens, zumbido no ouvido, estalidos ao abrir a boca, limitações de abertura de boca, dores na região da face, além de situação estética desfavorável.

Viva Mais Viva Melhor – O que é e como prevenir a má oclusão dentária?
Dra. Indira Matos – Má oclusão dentária pode se manifestar em qualquer idade e não há uma autocorreção, sendo muitas vezes determinada por um fator genético. É uma alteração morfofuncional que pode gerar problemas nas funções orais, mastigação, fala, respiração, doenças gengivais, na estética, autoestima e na qualidade de vida. A melhor forma de prevenir a má oclusão dentária é através da amamentação, pois é ela que desenvolve a musculatura orofacial da criança, sendo o primeiro ensaio de uma mastigação eficiente. Desta forma, através de estímulos musculares ocorre o desenvolvimento e crescimento ósseo da face, sendo de extrema importância a correta respiração pelo nariz, evitando hábitos como chupar chupeta, dedo e ranger os dentes.

Viva Mais Viva Melhor – O que seria o novo sistema de bráquete autoligado?
Dra. Indira Matos – O sistema autoligado não é tão novidade assim. Ele foi idealizado em 1930. Há mais de 70 anos este conceito já fazia parte do arsenal ortodôntico, sendo que só agora teve o merecido reconhecimento por parte das indústrias e dos ortodontistas. O autoligado é um sistema de aparelho fixo no qual não existe a ação elástica para fixar as peças aos dentes. Os bráquetes possuem canaletas que se abrem e fecham e permitem que a correção dentária ocorra de uma maneira mais rápida. O tratamento com o autoligado inova com fios elásticos de alta tecnologia levando uma força contínua de baixa intensidade, proporcionando maior conforto ao paciente.

Viva Mais Viva Melhor – Os bráquetes autoligados são mais eficientes durante a mecânica ortodôntica do que os convencionais?
Dra. Indira Matos – A evolução sistemática dos materiais odontológicos vem conduzindo a uma ortodontia na busca contínua de inovações tecnológicas com o objetivo de potencializar a biocompatibilidade dos tratamentos, tornando-os mais simples e eficientes. Sem dúvida, as propriedades físicas dos bráquetes, dos fios e das ligaduras podem determinar a rapidez com que o dente vai se mover. Os bráquetes autoligados foram introduzidos para criar um sistema com menor atrito, proporcionando uma mecânica de deslizamento e alinhamento mais eficiente, tornando o movimento dentário mais rápido.

Viva Mais Viva Melhor – O aparelho autoligado promove uma certa expansão da arcada dentária, isso evita extração dos dentes?
Dra. Indira Matos – É importante afirmar que o bráquete autoligado não muda o planejamento ortodôntico. Há casos em que essa expansão resolve o problema de espaço em um tratamento de apinhamento, em outros casos isso não é possível. É importante salientar que um bom planejamento com base numa documentação ortodôntica com avaliação segura dos espaços necessários para alinhamento do dente e a análise do perfil ósseo e mole é quem vai definir a terapêutica aplicada e o sucesso na finalização. Por isso a importância de procurar um ortodontista especialista. Com base neste estudo o profissional vai definir se expande a arcada ou se extrai o dente.

Viva Mais Viva Melhor – O autoligado pode ser usado para qualquer caso de má oclusão dentária?
Dra. Indira Matos – Sim, desde que o profissional domine a técnica para que de fato ele funcione como sistema autoligado e não como um bráquete convencional, ele também pode começar a ser usado na mesma idade que o aparelho convencional.

Viva Mais Viva Melhor – O bráquete autoligado custa mais caro?
Dra. Indira Matos – Como se trata de um tipo de tratamento mais sofisticado custa um pouco mais caro o aparelho e as manutenções. Porém, o custo-benefício é excelente.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os benefícios do sistema autoligado?
Dra. Indira Matos – O sistema autoligado é mais sofisticado e tem o menor tempo de cadeira, o menor tempo de tratamento e o mais importante, proporciona o maior conforto ao paciente.