Nossos Vídeos
Oncologia Clínica
Vídeo Completo Rafael Batista
Por Dr. Rafael Batista
(071) 40... Ver mais >
- (071) 4009-7070
- Central de agendamento - NOB - Núcleo de Oncologia da Bahia
- Outros contatos e endereços
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula, existente apenas nos homens, situada na pelve. Sua principal função é produzir parte do sêmem que será expelido na ejaculação. O câncer da próstata é uma multiplicação desenfreada das células que compõe essa glândula causada por algum tipo de mutação. Esse câncer é o mais comum entre os homens e ocorre geralmente nos idosos, sendo raro antes dos 50 anos de idade.
Como faço para prevenir o câncer da próstata?
O câncer de próstata está associado a alguns fatores de risco: O tabagismo (então para se prevenir basta não fumar, ou se você já fuma, parar o vício). História familiar (pai ou irmão com câncer antes dos 60 anos) e a idade (quanto mais velho, maior o risco de desenvolver a doença). Os dois últimos fatores não são previníveis, mas podemos tomar atitudes para detecção precoce com acompanhamento regular com um urologista, a partir dos 50 anos de idade ou 40 anos, se houver história familiar da doença. O rastreamento para a doença deve ser individualizado.
Quais são os sintomas e como é o tratamento do câncer da próstata?
Geralmente os sintomas estão associados ao aumento do volume prostático, como: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes no dia (na doença localizada) e dores ósseas (na doença avançada). O tratamento de qualquer câncer depende de quão avançado está a doença e, no caso da próstata, pode variar desde acompanhamento apenas, a cirurgia, radioterapia, hormonioterapia ou, até mesmo, quimioterapia.
O que é o câncer de bexiga?
A bexiga é um órgão localizado na pelve. Sua principal função é armazenar a urina produzida pelos rins. O câncer de bexiga ocorre por mutações nas células de sua camada superficial e está fortemente associado ao tabagismo. Pode acometer tanto homens quanto mulheres, mas é mais freqüente entre os homens idosos. O câncer de bexiga é a neoplasia urogenital mais frequente do homem, depois do câncer de próstata.
Quais são os sintomas do câncer de bexiga?
Os sintomas iniciais do câncer de bexiga são: sangue na urina, dor durante o ato de urinar e necessidade frequente de urinar. Qualquer idoso com sangue na urina, em que um quadro infeccioso tenha sido descartado, deve ter como principal suspeita diagnóstica o câncer da bexiga. Nos quadros mais avançados a doença pode se apresentar com dores abdominais, retenção urinária ou dores ósseas.
Como é feito o tratamento do câncer de bexiga no idoso?
A idade não é um fator determinante para a decisão terapêutica. Tudo vai depender da condição clínica da pessoa. Uma pessoa de 80 anos, sem comorbidades e com vida ativa é capaz de tolerar o tratamento de melhor forma que uma pessoa de 65 anos com múltiplas comorbidades e debilitado. O tratamento varia desde aplicações locais (dentro da bexiga) de BCG (a mesma vacina contra tuberculose dada em crianças) até cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
O que é o câncer de testículo?
O testículo é gônoda sexual masculina. Tem a função de produzir os espermatozóides, além de produzir o hormônio sexual masculino (a testosterona). O câncer de testículo é um tumor raro (corresponde a apenas 5% dos casos de câncer entre os homens) e acomete geralmente os jovens (é muito raro antes dos 15 e depois dos 40 anos).
Quais são os sintomas do câncer de testículo e como previní-lo?
Os sintomas mais comuns são o aparecimento aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, nódulos ou endurecimentos indolores no testículo, dor imprecisa na parte baixa do abdome, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. O desenvolvimento desse tipo de câncer está bastante associado à criptorquidia (que é quando o testículo não desce para a bolsa escrotal) e recomenda-se o auto-exame mensal dos testículos para a sua detecção precoce. Na infância, é importante o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa escrotal ocorreu normalmente.
Como realizar o auto-exame do testículo?
O auto-exame ser feito uma vez por mês, após um banho quente (o calor relaxa o saco escrotal e facilita a palpação de quaisquer anormalidades de tamanho, sensibilidade ou densidade. Deve-se notar se há alteração do tamanho dos testículos, presença de líquido, dor ou nodulações endurecidas.
Qual é o prognóstico e quais os tratamentos para o câncer de testículo?
O câncer de testículo tem uma das mais altas taxas de cura dentre todos os tipos de câncer. Se o câncer não houver se espalhado para fora do testículo, a chance de cura chega 99%. Mesmo nos casos avançados, com doença metastática, o paciente que realizar quimioterapia pode ter chances de cura em torno dos 80%. O tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra e pode incluir: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.