Nossos Vídeos
Oftalmologia
Vídeo Completo – Degeneração Macular Relacionada à Idade
Por Dra. Verônica Castro Lima
(071) 30... Ver mais >
- (071) 3034-3200 / 3353-7553 / 99321-3200 (Whatsaap)
- ProVer Oftalmologia - Av. Antonio Carlos Magalhães, n°771, Edf. Emp. Torre do Parque, salas 607 a 610, Itaigara
- Outros contatos e endereços
Viva Mais Viva Melhor – O que é Degeneração Macular Relacionada à Idade?
Dra. Verônica Castro Lima - A degeneração macular relacionada à idade (também chamada DMRI) é a principal causa de cegueira irreversível da população idosa no mundo ocidental. Trata-se de uma doença degenerativa que acomete as camadas mais externas da retina na sua região mais nobre e central, a mácula. Nas fases iniciais se manifesta como drusas e alterações de pigmentação, e nas fases mais avançadas, como atrofia e hemorragias na mácula.
Viva Mais Viva Melhor – Quais são os fatores de risco para a Degeneração Macular Relacionada à Idade?
Dra. Verônica Castro Lima - Existem alguns fatores de risco já estabelecidos pelos estudos populacionais para a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), como: raça branca, íris de cor clara, sexo feminino, tabagismo, hipertensão e doença cardiovascular, mas o principal deles é a idade avançada, ou seja, o próprio envelhecimento.
Viva Mais Viva Melhor – Quais são os principais sinais e sintomas da Degeneração Macular Relacionada à Idade?
Dra. Verônica Castro Lima - Os principais sintomas da DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) são: perda visual progressiva, turvação visual ou mancha escura no centro da visão, que podem ou não vir acompanhados de distorção das imagens.
Viva Mais Viva Melhor – Como é feito o diagnóstico da Degeneração Macular Relacionada à Idade?
Dra. Verônica Castro Lima - A DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) pode se manifestar de 2 formas distintas: a forma seca e a forma atrófica e a úmida, exsudativa ou neovascular. O diagnóstico é clínico, ou seja, feito pelo próprio médico oftalmologista através do exame de fundo de olho. Mas normalmente são necessários exames complementares, como a angiofluoresceinografia e a tomografia de coerência óptica (OCT) da mácula para confirmar o diagnóstico e avaliar a necessidade de tratamento.
Viva Mais Viva Melhor – Qual é o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade?
Dra. Verônica Castro Lima - Para a forma seca da DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) , são receitados suplementos específicos de vitaminas e antioxidantes que podem retardar a progressão da doença. Para a forma úmida, o tratamento é feito com aplicações intra-oculares de certas medicações chamadas anti-angiogênicas que provocam a regressão dos vasos sanguíneos sob a retina, diminuindo o edema e as hemorragias na mácula. Existem muitas drogas novas, principalmente de uso intra-ocular, que estão sendo testadas em ensaios clínicos de fase 1 e 2, tanto para a forma seca como para a forma úmida e que são bastante promissoras.
Viva Mais Viva Melhor – Como prevenir o aparecimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade?
Dra. Verônica Castro Lima - Alguns fatores de risco não podem ser modificados, como a idade, mas outros podem e devem ser modificados, como manter hábitos de vida saudáveis e alimentação saudáveis, não fumar e praticar exercícios físicos. Após uma certa idade, é muito importante realizar uma avaliação oftalmológica anual com a dilatação das pupilas, principalmente se existe história familiar e/ou sinais iniciais da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais favorável é o prognóstico visual após o início do tratamento.