Nossos Vídeos
Dermatologia
Vídeo Completo – Câncer de Pele
Por Dra. Márcia Cristyna Sampaio
Quais os sintomas mais frequentes do câncer de pele?
Normalmente observa-se uma pápula rósea, avermelhada ou negra, nova ou de crescimento rápido nas regiões que são expostas ao Sol.
Como fazer o diagnóstico do câncer de pele?
O diagnióstico do câncer de pele é feito pelo dermatologista através do exame clinico dermatoscópico e biopsia, se necessário, de lesão suspeita.
Como se prevenir do Câncer de Pele?
A prevenção o câncer de pele deve ser feita através do uso de um bom protetor com amplo espectro UVA e UVB, da não exposição, preferencialmente do horário das 11 as 16h, ao sol, e do exame clínico dermatológico, semestral, caso haja histórico de câncer de pele, ou anual, caso contrário.
Como tratar o câncer de pele?
Existem vários tipo de tratamento para o câncer de pele. Vai depender do tratamento, se é um melanoma, se é um escamocelular ou um basocelular. Normalmente o tratamento pode ser feito através de eletrocoagulação , curetagem, crioterapia, cirurgia, medicamentos tópicos e terapia fotodinâmica, radioterapia , quimioterapia. A indicação vai depender do tipo do tumor será tratado
Quais as chances de cura do Câncer de Pele?
As chances de cura são maiores a depender do tipo do tumor. O mais curável é o basocelular, e em sequêencia o escamocelular. E por ultimo, como é o mais agressivo, deve ser feito sempre o diagnóstico precoce do melanoma para que ela possa ser curável.
Quais as recomendações?
Eu recomendo que as pessas façam um autoexame regularmente à procura de sinais ou pintas que possam aparecer, procurem um dermatologista, se tiverem histórico familiar a cada seis meses, senão, a cada ano. Usem sempre um bom protetor solar com amplo espectro solar UVA e UVB e procurem não se expor ao sol no período de 11 as 6h.