Nossos Vídeos
Angiologia e Cirurgia Vascular
Vídeo Completo – Aneurisma da Aorta
Por Dr. Ronald Fidelis
O que é um aneurisma?
É um aumento, ou seja, uma dilatação de uma artéria (ou veia) maior que 50% do calibre considerado normal para aquele vaso. Por exemplo, se uma artéria em seu tamanho normal tiver 2 cm de diâmetro, ao dilatar-se para mais de 3 cm ela será considerada como aneurisma.
Em quais vasos da circulação da circulação sanguínea eles podem aparecer?
A princípio, em qualquer um, em qualquer parte do corpo, mas o local mais comum é exatamente a principal artéria conhecida como Aorta. Esta artéria, é um verdadeiro "cano" conectado direitamente ao coração e que se localiza desde o tórax (região do peito) até o abdomen.
O que causa um aneurisma da Aorta?
Ainda hoje, é difícil determinar a causa exata, mas nós conhecemos alguns fatores de risco que aumentam a chance de enfraquecimento do vaso e, consequentemente, da sua dilatação. São eles a Pressão Arterial Alta e o hábito de fumar. Algumas famílias tem mais de uma pessoa com aneurisma, o que sugere alguma tendência hereditária. Homens são mais acometidos (mas também acontece em mulheres) e a idade preferencial é a partir dos 55 anos.
Como descobrir se uma pessoa tem um aneurisma desse?
A imensa maioria dos casos se desenvolvem sem dar nenhum sinal até suas fases mais avançadas. Acontece que, mesmo em fases não tão avançadas, pode ocorrer a sua ruptura e a a consequente hemorragia interna grave. Dessa maneira, a solução é incluir nas avaliações periódicas de saúde (já tão incorporadas no inconsciente coletivo), testes diagnósticos específicos, ou seja, assim como se dosa o açucar do sangue, o colesterol e se faz um eletrocardiograma, uma ultrassonografia pode detectar esse inimigo silencioso.
Os aneurismas tem tratamento?
Sim. O tratamento se faz através de procedimento cirúrgico por cirurgia convencional ou cateterismo, estando indicado para algumas pessoas conforme critério do seu Cirurgião Vascular e/ou Angiologista. Descobrindo a tempo, os resultados são bastante favoráveis.