Notícias Viva Mais
Radiologia PUBLICADO EM 01/12/2016Varicocele: Causa tratável mais comum de infertilidade masculina
Embolização, procedimento minimamente invasivo, está entre opções de tratamento
Participação do médico, André Goyanna, especialista em radiologia intervencionista

Problema que atinge 15% da população masculina e 35% dos homens com infertilidade, a varicocele é a dilatação anormal das veias que drenam o sangue para os testículos. A patologia é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina, pois, o refluxo de sangue e a dilatação das veias do testículo leva a um aumento da temperatura local, isso interfere nas células germinativas que são responsáveis pela produção dos espermatozoides. Dentre as opções de tratamento, está a embolização, um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local.
Os pacientes portadores de varicocele podem reparar, na apalpação, um aumento das veias na região dos testículos, sobretudo quando estão de pé. Podem também cursar com sensação de dor local (tipo peso), atrofia do testículo e infertilidade. O diagnóstico, em geral, é realizado pelo médico pediatra ou urologista, que examina o paciente e descobre a dilatação das veias na região dos testículos. Após esse diagnóstico clínico inicial, podem ser realizados exames de ultrassom com doppler para verificar e graduar a varicocele, além do espermograma, que identifica se existe ou não alteração na quantidade e qualidade dos espermatozoides.
O tratamento da varicocele está indicado sempre que houver indícios de sofrimento dos testículos, por exemplo, a diminuição do tamanho do mesmo (atrofia), ou quando existe alguma alteração na fertilidade do paciente detectado no exame do espermograma. O médico, André Goyanna, especialista em radiologia intervencionista, diz que “pacientes portadores de varicocele podem ser submetidos ao tratamento cirúrgico local, que consiste na ligadura das veias da região inguinal (virilha) através de uma incisão local ou, então, serem submetidos a um procedimento chamado de embolização, método minimamente invasivo, feito através de uma punção na virilha e que, geralmente, não leva ponto”.
As vantagens da embolização com relação às outras formas de tratamento da varicocele são:
– Não leva ponto;
– O paciente pode retornar à sua residência após 4 horas do término da cirurgia;
– Pode caminhar normalmente;
– Seu retorno às atividades habituais são muito mais rápidos quando comparados com a técnica cirúrgica;
– Em torno de 48 horas o paciente já pode realizar atividades físicas normalmente.