Notícias Viva Mais

Pediatria PUBLICADO EM 19/05/2016

Vacinação contra gripe durante gravidez protege crianças no início da vida

Reduz risco do bebê contrair o vírus em seus primeiros seis meses de vida

Vacinação contra gripe durante gravidez protege crianças no início da vida

A vacinação contra a gripe é particularmente importante para as crianças com idade inferior a cinco anos, adultos com 60 anos ou mais e mulheres grávidas. Esses grupos estão em maior risco de complicações relacionadas com a gripe. Entretanto, mulheres que estão se vacinando contra a gripe durante a gravidez podem reduzir significativamente o risco de seu bebê contrair o vírus em seus primeiros seis meses de vida, sugere um novo estudo publicado na revista Pediatrics. Com base nos resultados, os autores do estudo citam a imunização da gripe durante a gravidez como uma “prioridade de saúde pública”.

O estudo descobriu que bebês de mães que recebem a vacina durante a gravidez são menos propensos a desenvolver a gripe nos primeiros seis meses de vida. “Os bebês não podem ser imunizados durante os primeiros seis meses, então eles dependem das suas mães para proteção contra a gripe durante esse tempo”, observa o principal autor Julie H. Shakib, professor assistente de pediatria na Universidade de Utah School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para chegar a suas conclusões, Shakib e colegas analisaram os registros de saúde de mais de 245 mil mulheres grávidas e seus descendentes – que totalizaram mais de 249 mil crianças, incluindo gêmeos e trigêmeos, entre dezembro de 2005 e março de 2014. Cerca de 10% das mulheres relataram que tomaram a vacina contra a gripe durante a gravidez, enquanto as 90% restantes não foram vacinadas.

Ao longo desse tempo, a gripe foi confirmada laboratorialmente em 658 crianças com idade entre seis meses ou menos. Destes casos, 638 (97%) ocorreu entre as crianças cujas mães não tinham recebido a vacina contra a gripe durante a gravidez. Um total de 151 das crianças com gripe confirmada laboratorialmente foram hospitalizadas, e 148 nasceram de mães que não tinham sido vacinadas contra a gripe durante a gravidez. Os pesquisadores calcularam que a vacinação contra a gripe durante a gravidez reduz o risco de gripe confirmada laboratorialmente em 70% e o risco de hospitalização relacionadas à gripe em 80% para crianças com idade entre seis meses ou menos.

Após os resultados dos estudos, os pesquisadores esperam que isso encoraje mais mulheres a obterem a vacina contra a gripe. “As mulheres grávidas são um grupo de alto risco durante a temporada de gripe e devem ser vacinadas”, concluem. 

Compartilhe essa notícia: