Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 03/08/2020

Sobrecarga durante atividade física pode provocar lesões no joelho

Com participação do ortopedista Dr. Gustavo Azi, especialista em Cirurgia do Joelho

Sobrecarga durante atividade física pode provocar lesões no joelho

Após um longo período sem praticar atividade física ou quando for praticar pela primeira vez, é importante tomar os cuidados na realização da atividade, deve ser feita de forma gradual, afim de fortalecer a musculatura aumentando a intensidade ao longo do treino com base no condicionamento físico de cada individuo. Mas geralmente, os indivíduos começam de forma errada, já começam a treinar com sobrecarga de peso o que acaba acarretando diversas lesões, como lesões no joelho, portanto, os cuidados com a preparação devem ser redobrados.

Realizar atividade física e praticar esportes são importantes para manter uma boa qualidade de vida e um corpo saudável, mas algumas atividades demandam muito esforço no joelho, de modo que, podem ocorrer lesões no joelho, por isso, a importância da prevenção de lesões no joelho, como fortalecimento da musculatura, alongamento e aquecimento antes da atividade e  realizar exercícios compatíveis com o condicionamento entre outros.

De acordo com o Dr. Gustavo Azi,  para começar a praticar uma atividade física de maneira correta é preciso:
– Ter a noção da importância que a atividade física;
– Ter força de vontade e não desistir no primeiro momento;
– Procurar um cardiologista e um ortopedista, para fazer uma avaliação inicial e ter seu plano de atividade física orientado por um educador físico.

Compartilhe essa notícia: