Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 22/10/2015

Pesquisa sugere introdução de amendoim na dieta de bebês

Medida propõe reduzir riscos de alergias oferecendo a comida a bebês com 4-11 meses

Pesquisa sugere introdução de amendoim na dieta de bebês

Uma pesquisa recente publicada no CMAJ, o Jornal da Associação Médica Canadense, sugere a introdução de amendoim para bebês entre 4 e 11 meses de idade, a fim de reduzir o risco de alergias. De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, alergias alimentares em crianças aumentaram cerca de 50% entre 1997 e 2011. Não há uma resposta clara para isso, mas como resultado deste aumento dramático, o foco mudou de tratamento para a prevenção. Agora, uma nova revisão apresenta as mais recentes evidências sobre como prevenir alergias alimentares em crianças.

Embora qualquer alimento possa causar uma reação alérgica, os oito alimentos que respondem por 90% de todas as reações são: leite de vaca, ovos, amendoim, nozes, soja, trigo, peixe e marisco. Uma alergia alimentar acontece quando o corpo produz uma resposta imune a certos alimentos. Esta resposta pode ser uma ameaça à vida – como no caso de anafilaxia (reação alérgica aguda e grave, que começa subitamente e pode ser fatal). Embora o sistema imunológico esteja em vigor para nos proteger de germes, em pessoas com alergias alimentares, ele confunde alimentos com objetos nocivos.

O estudo fornece orientações para os médicos e as famílias sobre como devem introduzir alimentos em lactentes, a fim de diminuir os riscos de alergias. Orientações anteriores sugeriam que os pais devessem evitar a introdução de alimentos alergênicos potencialmente até 12-36 meses de idade em bebês que têm um alto risco de reações. Em 2000, por exemplo, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendava que os pais evitassem a introdução de leite de vaca em bebês de alto risco até 12 meses, os ovos até 24 meses, e nozes e peixes até 36 meses.

Os pesquisadores deste comentário mais recente – liderados pelos doutores Elissa Abrams e Allan Becker, da Universidade de Manitoba, no Canadá – dizem que um recente estudo randomizado controlado, chamado de Learning Early About Peanut (LEAP) – chamado Aprendizagem Precoce do Amendoim -, concluiu que dar amendoim às crianças, entre 4-11 meses de idade, com risco elevado de alergia, ao invés de introduzi-lo mais tarde na alimentação, reduziu o risco de alergia alimentar em 80%. A equipe alerta, no entanto, que essas crianças provavelmente devem ser avaliadas por um alergista antes de serem introduzidas a amendoim.

Concluindo os estudos, os autores observam que agora já está documentado que evitar alimentos alergênicos não impede as alergias alimentares. “No estudo LEAP recém-lançado”, escrevem eles, “há fortes evidências de que a introdução precoce de amendoim é, de fato, preventiva.”

Recomendações sobre a forma de introduzir novos alimentos para bebês
– Para evitar a asfixia, introduzir novos alimentos e adequar à idade a cada 3-5 dias;
– Comece com grãos e frutas amarelas e alaranjadas e legumes;
– Se bem tolerada, introduzir um dos alimentos potencialmente alergênicos em pequenas quantidades;
– Introduzir esses alimentos em casa;
– Aumentar a quantidade de alimentos ao longo de vários dias.

Fatos rápidos sobre alergia alimentar
– Há aproximadamente duas crianças em cada sala de aula com alergia alimentar;
– A cada 3 minutos, uma pessoa vai parar na emergência devido à reação de comida;
– Alergias alimentares infantis custam ao país aproximadamente US $ 25 bilhões por ano.

Compartilhe essa notícia: