Notícias Viva Mais

Odontologia PUBLICADO EM 23/08/2016

Ortodontia: O segredo do sorriso perfeito

Especialidade tem como objetivo principal harmonizar dentes, lábios e maxilares

Participação da odontologista Priscila Siquara, especialista em Ortodontia

Ortodontia: O segredo do sorriso perfeito

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de fazer a limpeza, podendo ser perdidos precocemente. Além de prejudicarem a aparência, dentes mal posicionados são capazes de causar dores de cabeça, na região do pescoço, ombros e costas. A especialidade da Odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada é a Ortodontia, que ainda estuda o crescimento e o desenvolvimento da face, dos dentes e os desvios de sua normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

A má oclusão é qualquer desvio de um relacionamento normal do encaixe correto entre os dentes. Portanto, uma boa oclusão vai permitir uma boa higienização dos dentes, vai auxiliar nos tratamentos restauradores e reabilitadores, como a colocação de próteses, implantes e outros procedimentos. Apenas o Ortodontista ou Dentista poderá determinar se ao paciente está indicado ou não ao tratamento. Alguns fatores podem ser observados tais como o apinhamento dos dentes, os espaços que podem aparecer – os diastemas – ou desvios de linha média.

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixo quanto móvel, são utilizados para ajudar na movimentação dos dentes, retrair o músculo e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e nos ossos. A gravidade do problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico é mais adequado e mais eficaz.

A odontologista Priscila Siquara, especialista em Ortodontia, revela que não adianta pressa para corrigir as imperfeições nos dentes, “um tratamento ortodôntico completo dura em média de dois a três anos. Existem casos que fogem desta média e é difícil se estimar um tempo preciso”. Porém, o paciente fica mais tranquilo quando percebe o início dos resultados, “geralmente ocorre uma melhora na autoestima a partir do momento em que ele vai percebendo o resultado do tratamento ortodôntico”, finaliza.

Existem dois tipos de aparelhos disponíveis no mercado: 
– Os aparelhos ortopédicos podem ser fixos ou removíveis, eles são empregados para provocar alteração na base óssea. 
– Já os aparelhos ortodônticos, normalmente são fixos, são chamados brackets, aquelas pecinhas coladas nos dentes que são inseridos fios e promovem uma boa movimentação dentária. Existem vários fabricantes, modelos e materiais, tanto para a confecção dos brackets quanto para os fios ortodônticos. 

* A seleção da aparelhagem ortodôntica ou ortopédica a ser utilizada dependerá do diagnóstico e da opinião do paciente e do dentista sobre as possibilidades terapêuticas.

Compartilhe essa notícia: