Notícias Viva Mais

PUBLICADO EM 29/04/2016

Música ao vivo reduz hormônios do estresse

Assistir a um evento cultural pode ter impacto sobre a atividade endócrina

Música ao vivo reduz hormônios do estresse

Muitas vezes, a ciência demora um pouco para provar coisas que os seres humanos acreditam ser verdade. Pela primeira vez, um estudo demonstrou que assistir a um evento cultural pode induzir um efeito mensurável sobre os níveis hormonais internos de um indivíduo. O “hormônio do estresse” – cortisol – foi reduzido em todos os sentidos, entre outras mudanças intrigantes.

Os aspectos primordiais e emocionais em participar de eventos musicais são bem conhecidos. Ao longo das décadas, o estudo da música expandiu-se de uma investigação puramente analítica da música em si, a uma reflexão sobre os aspectos psicológicos de se ouvir música. Este novo estudo espera responder a perguntas como: A música influencia a mente? Existem mudanças mensuráveis ​​nos hormônios? E, o mais difícil de todos: Por que a música afeta o cérebro?

Para o estudo, os pesquisadores utilizaram 117 voluntários que assistiam à apresentação de Eric Whitacre. Os voluntários foram uma amostra representativa: alguns eram ávidos frequentadores de concertos; outros assistiam pela primeira vez; alguns eram músicos com décadas de experiência e outros não eram do meio.

Ao longo de dois concertos separados (da mesma música e duração), os pesquisadores recolheram amostras de saliva dos participantes antes do desempenho e, 60 minutos mais tarde, durante o intervalo. Através das amostras, a equipe encontrou uma queda na glicocorticóides, incluindo reduções significativas no cortisol e cortisona. Além disso, havia uma pequena queda de progesterona, mas observou nenhuma alteração na testosterona.

O que essas flutuações hormonais significam?
Cortisol é muitas vezes referido como o ” estresse hormonal” – quando o corpo está sob coação, picos de cortisol. O hormônio prepara o corpo para uma reação de luta ou fuga, elevando os níveis de açúcar no sangue, aumentando a capacidade do cérebro de usar a glicose e, em um esforço para minimizar funções não essenciais, que suprime o sistema imunológico e o sistema digestivo. Essas atividades são projetadas para manter um organismo seguro e pronto para a ação, mas se os níveis são elevados durante longo período de tempo, eles podem ser perigosos, portanto, com implicações de estresse negativas para a saúde.

DHEA é o hormona esteroide mais abundante no corpo humano. Ele atua contra a glucocorticóides – cortisol e cortisona, aumenta a resposta imune, reduz o colesterol e melhora a construção muscular. Também tem sido associado a respostas emocionais, tais como “calor humano.”

Em eventos estressantes, o cortisol sobe, DHEA normalmente cai, aumentando a proporção de cortisol para DHEA e prevenção de DHEA de impedir o trabalho de cortisol. Por outro lado, quando o relaxamento aumenta, os níveis de cortisol diminuem e DHEA pega a folga. As ligeiras diferenças de gênero observados em níveis de DHEA pode sugerir sutilmente diferentes respostas emocionais música ao vivo entre os sexos.

Curiosamente, os resultados foram significativos, independente da idade dos participantes, a sua experiência em shows ou sua habilidade musical em geral. A equipe planeja continuar suas investigações, talvez mapear os impactos hormonais de outros gêneros. 

Os autores escrevem:
“Esta é a primeira evidência preliminar de que assistir a um evento cultural pode ter um impacto sobre a atividade endócrina”.

Compartilhe essa notícia: