Notícias Viva Mais
Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 13/07/2018Lesão do ligamento acontece quando tem uma pressão no joelho
Normalmente, ocorre na prática de esportes ou em acidentes de moto, mas podem ocorrer em qualquer situação, como dançar, tropeçar e escorregar.
Participação do Dr. Pedro Bastos, médico especialista em ortopedia e traumatologia
Uma das articulações mais importantes do corpo humano, os joelhos estão sujeitos a lesões traumáticas de todos os tipos. Tais lesões podem gerar dor e prejuízo funcional, necessitando de atenção médica. A lesão do ligamento acontece quando tem uma pressão no joelho. Normalmente, ocorre na prática de esportes ou em acidentes de carro ou de moto, mas podem ocorrer em qualquer situação, como dançar, tropeçar e escorregar.
Infelizmente, a maioria das lesões do ligamento são imprevisíveis, mas é possível evitar, mantendo a musculatura das pernas fortes e alongadas, com a prática regular de atividade física. Vale lembrar, que o acompanhamento com o nutricionista ou nutrólogo sempre é essencial para ter uma boa qualidade musculoesquelética, a fim de proteger todas as articulações, não só o joelho.
“Fortalecimento muscular, postura e execução correta de movimento entram no ‘combo’ de defesa de joelho. A escolha do calçado faz a diferença, mas, a medida básica e, talvez, a mais importante, é não forçar a barra, saber a hora de parar e saber o seu limite, cada um tem o seu limite e ele deve ser sempre respeitado”. (Dr. Pedro Bastos, médico especialista em ortopedia e traumatologia)
Os alimentos são um combustível para o corpo, eles vão dar os nutrientes necessários para que as articulações estejam sempre saudáveis. “Uma alimentação desequilibrada pode gerar um processo inflamatório que resulte em dor e desconforto. Alimentos bons para os ossos e articulações fornecem estrutura para o corpo, mas também fortalece a musculatura. Dessa maneira, são necessários nutrientes essenciais como proteína, betacaroteno, vitaminas, potássio, magnésio, cálcio, entre outros”, explica o Dr. Pedro Bastos.
Além disso, estar acima do peso aumenta o estresse da articulação, prejudicando atividades normais, como caminhar e subir escadas, por exemplo. “Apenas 10 kg a mais do peso corporal acaba dobrando o peso em cima do joelho durante a caminhada, 7 vezes em uma corrida, e esse estresse faz com que a cartilagem comece a se deteriorar. Sendo assim, a osteoartrite do joelho chega a ser 4 ou 5 vezes mais comum em pessoas acima do peso do que em pessoas com o peso normal”, finaliza o Dr. Pedro Bastos.