Notícias Viva Mais

Curiosidades PUBLICADO EM 03/05/2017

Infertilidade Masculina: 9 verdades e 1 mentira

Vamos aproveitar a nova brincadeira da internet para esclarecer algumas dúvidas

Participação da Dra. Ana Paula Leal, médica pós-graduada em reprodução assistida

Infertilidade Masculina: 9 verdades e 1 mentira

A desinformação ainda leva muitas pessoas a atribuírem às mulheres a “culpa” por não poder fazer a família crescer. Porém, os motivos que costumam dificultar uma gravidez normalmente se referem a homens e mulheres em partes iguais, isto é, 40% associados a eles, 40% a elas e 20% ao casal. E a infertilidade no homem pode ser investigada de maneira simples e, quase sempre, concentrada em um único exame: o espermograma. Por isso, aproveitamos a nova brincadeira da internet para esclarecer algumas dúvidas. Para nos ajudar, contamos com a colaboração da Dra. Ana Paula Leal, médica especialista em ginecologia e obstetrícia, pós-graduada em reprodução assistida.

9 verdades e 1 mentira sobre infertilidade masculina
1. É possível avaliar a qualidade do esperma a olho nu.
O espermograma é um exame que é feito no laboratório e ele vai ser analisado através do microscópio. É um exame simples, a coleta é feita no laboratório, pelo método de masturbação, para eliminar o sêmen. Para realizar o exame, o homem tem que ter uma abstinência de 3 a 5 dias de relação sexual. (Portanto, isso é mentira!)

2. Espermograma funciona como sinalizador de como anda a saúde daquele indivíduo. Diversos estudos mostram uma queda na quantidade e qualidade no sêmen devido ao estresse, obesidade, poucas horas de sono, tabagismo, poluição do ar, dentre outros fatores ligados à vida moderna. Em geral, essa redução é transitória e pode melhorar com hábitos de vida mais saudáveis.

3. O espermograma é o exame inicial na investigação da infertilidade masculina. Nele, serão avaliados o volume, o PH, a consistência do sêmen, além da quantidade, da motilidade (movimentação) e a morfologia (forma) do espermatozoide. 

4. O espermograma é um exame simples, a coleta é feita no laboratório, pelo método de masturbação para eliminar o sêmen. Para realizar o exame, o homem tem que ter uma abstinência de 3 a 5 dias de relação sexual.

5. A infertilidade pode estar relacionada à idade paterna. Novas pesquisas mostram que, conforme os homens envelhecem, a contagem e a mobilidade dos espermatozoides diminui, além de ocorrer um aumento da fragmentação do DNA do espermatozoide. Nos homens, essa mudança na fertilidade e no potencial de gerar filhos viáveis e saudáveis é mais gradual do que comparado com as mulheres, em que essa mudança é bem abrupta. Então, por isso, causa uma falsa impressão de que a idade do homem não afeta a fertilidade masculina. 

6. Ter apenas um testículo não significa que o homem seja estéril. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoide e, na ausência de um dos testículos, o outro pode devidamente continuar a produzir espermatozoide na quantidade suficiente, capaz de garantir a fertilidade do homem.

7. Sêmen ralo não é sinal de infertilidade. A consistência do sêmen, se ele é ralo ou mais espesso, varia de homem para homem e depende também do tempo em que o indivíduo ficou sem ter uma ejaculação. Então, por isso, não se pode afirmar que o sêmen ralo seja sinal de infertilidade. A única forma de saber se um homem é estéril ou se está com a fertilidade diminuída é pelo exame do espermograma, que irá demonstrar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides presentes naquele sêmen.

8. Homens com baixa contagem de espermatozóide podem ter filhos. Eles podem ter filhos através de tratamentos de reprodução assistida. Primeiro, vai realizar o espermograma, fazendo o diagnóstico que a contagem de espermatozóide está abaixo da normalidade. A partir daí, o médico vai indicar um tratamento de reprodução assistida, que pode ser a inseminação intrauterina ou a fertilização in vitro.

9. Pode-se reverter a cirurgia de vasectomia. Sim, em algumas situações. A reversão da vasectomia consiste em religar o ducto que foi cortado, anteriormente, para impedir a passagem do sêmen. Em algumas situações, pode ser possível fazer a reversão da vasectomia, porque as chances, quando a vasectomia tem entre 3 e 4 anos, podem chegar a até 70% de sucesso. Quando já tem acima de 10 anos, vai chegar a 30 a 40% a taxa de sucesso.

10. A infertilidade masculina pode ser multifatorial. A infertilidade, em geral, é de natureza multifatorial, ela tem várias causas. Por isso, deve-se investigar o paciente por completo. Nem sempre a varicocele é a causa isolada da infertilidade. Podem ter alterações hormonais, alterações genéticas, hábitos de vida negativos que estejam contribuindo para essa infertilidade, doenças crônicas, e tentar corrigi-las.

 

Compartilhe essa notícia: