Notícias Viva Mais
Oftalmologia PUBLICADO EM 15/03/2017Fique livre dos óculos: Cirurgia à laser corrige miopia em minutos
Lasers modernos corrigem todos os erros de refração, permitindo que o paciente fique livre dos óculos e das lentes de contato
Participação do Dr. Moacyr Freitas, médico oftalmologista
Você sabe o que são os erros refrativos? Dentre os mais conhecidos estão a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, que podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou através da cirurgia refrativa. Muito comuns, os erros de refração atingem até 1/3 da população, em diferentes faixas etárias, e podem causar transtornos no aprendizado e no desempenho das atividades diárias, além de desconforto social. Muitos sonham em eliminar em definitivo os óculos e, para tanto, em casos selecionados, a cirurgia a laser é uma grande aliada. Rápida e precisa, ela permite o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais do paciente.
Com o avanço da tecnologia, os lasers mais modernos corrigem todos os erros de refração, permitindo que o paciente fique livre dos óculos e lentes de contato. Para realizar a cirurgia refrativa, é necessário, inicialmente, passar por uma consulta oftalmológica. O oftalmologista vai fazer um exame completo do fundo do olho e exame da córnea do paciente. Os pacientes que não estão aptos, ou seja, os pacientes que tiveram algum problema nos exames, são contraindicados de realizar a cirurgia. Porém, estes pacientes costumam ser minoria.
Saiba mais:
Cirurgia Refrativa: Qual a diferença entre as técnicas PRK e Lasik?
Cirurgia Refrativa: Em quanto tempo o paciente começa a perceber os resultados?
Os lasers mais modernos trazem ao paciente um índice de satisfação maior do que os lasers antigos. Pacientes submetidos aos lasers mais antigos, tinham uma queixa da visão noturna, que é o glare (ofuscamento da visão), porém, os lasers mais modernos permitem uma qualidade visual de dia e de noite, além de corrigir a visão de longe – todos os erros de refração de longe – e permite uma melhora na qualidade da visão de perto, principalmente dos pacientes que estão por volta dos 40 anos, que estão ficando présbitas.
O procedimento realizado, tem que ser decidido entre o médico e o paciente, para identificar qual a melhor técnica cirúrgica. De acordo com o médico, Dr. Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia, “a personalização da cirurgia é feita guiada ao estudo topográfico da córnea, ou seja, nos exames pré-operatórios consegue-se fazer o mapa de elevação da superfície do olho, pode-se aplicar o laser direcionado às regiões mais elevadas, com o objetivo de deixar mais uniforme a superfície ocular”.
A cirurgia refrativa é um procedimento rápido, totalmente indolor e não necessita de internação. Mas, no dia da cirurgia, é necessário estar acompanhado. Após o procedimento, o paciente pode retornar direto para casa. “Antes da cirurgia é aplicado um colírio anestésico, então, ela é totalmente indolor e dura por volta de 5 minutos, cada olho. Os lasers mais modernos já fazem o tratamento combinado. Se a pessoa tem miopia e astigmatismo, por exemplo, ambos os erros refracionais são corrigidos”, finaliza Dr. Moacyr.