Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 18/01/2016

Dieta rica em folhas verdes pode reduzir o risco de glaucoma

Doença é uma das principais causas de cegueira no mundo

 

Dieta rica em folhas verdes pode reduzir o risco de glaucoma

Glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo; mesmo com o tratamento, 10% das pessoas com a condição acabará por perder a visão. Infelizmente, ainda não há cura e, para piorar as coisas, não há sintomas precoces que possam ajudar a diagnosticar a doença em sua fase inicial. Por isso, um estudo publicado no jornal ‘JAMA Oftalmologia’ mostra que uma dieta rica em vegetais de folhas verdes, pode reduzir o risco desta doença debilitante. 

A pesquisa sugere o aumento de nitrato e verduras verdes na dieta a fim de reduzir, significativamente, o risco de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) – forma mais comum de glaucoma caracterizada por um aumento na pressão intra-ocular e uma perda progressiva de visão.

Para os estudos, foram investigados 63.893 mulheres (1984-2012) e 41.094 homens (1986-2012). Todos os participantes tinham mais de 40 anos e não tinham histórico de GPAA. A cada 2 anos, as dietas do grupo foram avaliadas quanto ao seu consumo de vegetais verdes  e sua ingestão de nitrato foi calculada. Os participantes foram divididos em cinco grupos: o grupo mais elevado consumiu cerca de 240 mg de nitrato por dia e o mais baixo de aproximadamente 80 mg por dia. Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumiu a maior parte do nitrogênio tiveram um risco 20-30% inferior de GPAA.

O autor do estudo, Jae H. Kang afirma que “estes resultados, se confirmados em estudos observacionais e de intervenção, poderiam ter importantes implicações para a saúde pública”.

Alimentos ricos em nitrato
Para efeitos deste artigo, nosso principal interesse é benefício potencial de nitrato na saúde cardiovascular. Nitratos dietéticos são pensados ​​para ajudar a manter os níveis de oxigênio elevados no sangue e, consequentemente, reduzir a espessura do sangue, diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a coagulação potencialmente perigosa.

Embora existam numerosos vegetais ricos em nitrato, apenas dois legumes foram robustamente associados a uma queda no glaucoma: a couve e a folha do couve. ”Uma porção ou mais por mês de couve ou folha de couve foi significativamente associada com 55% a 70% reduzidas chances de GPAA”.

Portanto, se você está considerando aumentar a ingestão de nitrato através de legumes, estas são algumas das melhores fontes:
– Couve
– Repolho
– Alface
– Aipo
– Rabanetes
– Folha de ouve
– Espinafre
– Feijões verdes

*As provas para os benefícios de nitratos e nitritos para a saúde humana e, particularmente, glaucoma, estão em constante montagem. Qualquer que sejam os seus efeitos globais, existem boas razões para aumentar o número de vegetais em sua dieta. 

Compartilhe essa notícia: