Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 27/08/2019

Dia do Profissional de Educação Física será celebrado no dia 1º de setembro

Buscar a orientação deste profissional facilita a prevenção de lesões

Participação do ortopedista especialista em joelho, Dr. Gustavo Azi

Dia do Profissional de Educação Física será celebrado no dia 1º de setembro

As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade. A prática da atividade física requer a orientação de um profissional de educação física por diversas razões. A comemoração do dia do profissional de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.

Para praticar esportes, segundo o ortopedista Dr. Gustavo Azi, “é fundamental que o paciente procure em primeiro lugar um cardiologista e, depois, um ortopedista, para checar suas condições de praticar determinada atividade física. Depois de feito isso, é interessante que ele seja orientado por um educador físico, não necessariamente um personal trainer, mas pelo menos, que esse profissional trace um plano de atividade”, afirmou.

Ainda de acordo com o Dr. Gustavo Azi, “os profissionais de educação física são responsáveis por orientar o aluno quanto à execução dos exercícios, facilitando a prevenção de lesões. Eles orientam as pessoas a fazerem alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço, evitando assim que ultrapassem seus limites”, concluiu.

Compartilhe essa notícia: