Notícias Viva Mais

Otorrinolaringologia e Medicina do Sono PUBLICADO EM 24/11/2016

Cuidado! Tontura pode ser mau sinal

Sintomas como vertigem e tontura podem ser um alerta para doenças mais graves

Participação da médica Ana Maria Nogueira, especialista em otorrinolaringologia e otoneurologia

Cuidado! Tontura pode ser mau sinal

Quem já não passou pela desagradável experiência de sentir uma tontura, uma vertigem ou uma indisposição passageira? Normalmente, não damos muita importância ao fato, mas, nem sempre sintomas como vertigem e tontura são o resultado de um mal-estar momentâneo. Eles podem ser um alerta para doenças mais graves e merecem investigação. A tontura pode se manifestar de várias formas, como a sensação de que o mundo está girando, afundamento ou mareio. Já a vertigem, é um tipo específico de tontura, em que a pessoa acha que está girando ou que os objetos estão girando ao seu redor. Elas são consideradas como sintomas, não são doenças. A tontura representa um sinal de que alguma coisa não vai bem no organismo.

Doenças mais comuns associadas à tontura:
– Distúrbios do metabolismo do carboidrato, como a hiperglicemia ou a hipoglicemia;
– Uso de certos medicamentos;
– Anemias;
– Problemas cervicais, o pescoço é muito importante no mecanismo do nosso equilíbrio;
– Uma migrânea vestibular ou enxaqueca também pode causar;
– Uma hiper ou hipotensão;
– Diabetes;
– Hiper ou hipotireoidismo;
– Arritmias;
– Dentre outros.

Causas mais graves da tontura:
Geralmente, são as tonturas de origem central, ou seja, tumores do sistema nervoso central, como:
– Isquemias;
– Problemas vasculares;
– AVC (acidente vascular cerebral).

“Quando o paciente entra no consultório com queixa de tontura, o próprio andar dele apresenta alterações da marcha assimétrica e movimento dos membros inferiores também”, afirma a médica Ana Maria Nogueira, especialista em otorrinolaringologia e otoneurologia. Uma pessoa normal tem que andar simetricamente. Quando existe essa assimetria no andar, no caminhar, significa uma tontura mais preocupante. A tontura associada à dormência ou paralisia em um dos membros ou dos movimentos oculares, assimetria dos batimentos dos olhos e desequilíbrios episódicos de aparecimento agudo – a pessoa está bem e, de repente, fica tonta e cai, perde a consciência – pode ser grave, mas, claro, tem que investigar.

Saiba mais:
É possível se prevenir contra tonturas?
Fatores do estilo de vida, como estresse e atividade física sem orientação, podem causar tonturas?

Por isso, o paciente deve procurar o médico sempre que sentir tontura ou qualquer alteração na marcha. “Quando sentir tontura é fundamental procurar o médico o mais breve possível para determinar a causa, já que a tontura é um sintoma de origem multifatorial. Ela pode ser causada por uma doença do labirinto, do cérebro, nos olhos, um distúrbio metabólico, uma hipertensão, uma anemia, dentre outras”, acrescenta a médica Ana Maria.

Pacientes que têm tonturas frequentes podem seguir recomendações básicas para ajudar a tratar o quadro, devem fazer uma hidratação oral rigorosa, diariamente, de, no mínimo, 2 litros de água por dia, se alimentar regularmente de 3 em 3 horas, e evitar alimentos estimulantes do labirinto, como café, refrigerante, chocolate, chá verde, guaraná em pó, energéticos em geral, excesso de gorduras, frituras e excesso de açúcar.

Compartilhe essa notícia: