Notícias Viva Mais

Queimaduras PUBLICADO EM 16/11/2015

Como lidar com as queimaduras das crianças

Saiba como agir em casos de ferimentos com objetos quentes ou produtos químicos

 

Como lidar com as queimaduras das crianças

Crianças e bebês estão sempre à procura de algo para tocar, agarrar ou colocados em suas bocas. Infelizmente, às vezes – especialmente quando essa curiosidade é com o fogo – podem ocorrer queimaduras graves e ferimentos. Queimaduras com líquido quente é um dos acidentes mais comuns, porém, ainda podem ocorrer ferimentos com objetos quentes, exposição excessiva ao sol, contato com produtos químicos, tomadas elétricas, etc.

Pequenas queimaduras muitas vezes podem ser tratadas em casa, mas, em certas circunstâncias, a atenção médica é necessária. Para queimaduras que são causadas por uma chama, é importante cessar imediatamente a chama. Caso estejam em chamas, fazer a criança se jogar no chão e rolar. Eles devem, então, ser cobertos com um cobertor ou casaco e as roupas queimadas removidos. 

Quando a causa da queimadura é elétrica ou química, são necessárias outras ações. É importante ter a certeza de que, se a queimadura da criança foi provocada por uma fonte elétrica, a criança não esteja mais em contato com a fonte para diminuir o risco de alguém receber um choque. Se a queimadura foi causada por uma fonte de química, é importante lavar a área afetada por 5 minutos com água corrente. Se a queimadura química afeta a boca ou os olhos, lavar bem e procurar cuidados médicos imediatos.

Tipos de queimaduras e tratamento
Nem todas as queimaduras são iguais, e abaixo estão contornos dos três tipos de queimadura e seu tratamento.

– Queimaduras de primeiro grau
Uma queimadura de primeiro grau afeta somente a camada mais externa da pele e produz sintomas, tais como rubor, dor e inchaço ligeiro. Este tipo de queimadura não produz bolhas e é seca. Os sintomas geralmente desaparecem dentro de 3-6 dias, e pode-se notar alguma descamação da pele dentro dos primeiros 1-2 dias após o incidente. 

O tratamento de uma queimadura varia de acordo com sua localização e causa, bem como a idade da criança, a sua tolerância de tratamento e preferência pessoal. Estas queimaduras são normalmente tratadas com uma compressa fria (não gelada) ou água fria sobre a queimadura por 3- 5 minutos, loções e cremes tópicos. 

Para evitar o agravamento da queimadura ou causar infecção, não use manteiga, gordura, pó ou quaisquer outros método que não seja o indicado pelo médico.

– Queimaduras de segundo grau
Queimaduras de segundo grau, também conhecidas como queimaduras de espessura parcial, são mais extensas, pois afetam tanto a camada exterior da pele (epiderme) e uma porção da camada abaixo (a derme). Estas queimaduras produzem bolhas, dor, vermelhidão e inchaço.

Tal como acontece com outros tipos de queimaduras, os tratamentos variam de acordo com a causa, localização e extensão da queimadura, bem como da idade, saúde e histórico médico, a tolerância para o tratamento e preferência pessoal. A criança deve permanecer em uma posição deitada com a área afetada elevada. 

Tal como acontece com uma queimadura de primeiro grau, a fim de evitar o agravamento da queimadura ou causando infecção, não utilizar manteiga, graxa, pó ou quaisquer similar. Intervenções médicas podem incluir antibióticos, pomadas, trocas de curativos e limpeza.

– Queimaduras de terceiro grau
As queimaduras de terceiro grau, também conhecidos como queimaduras de espessura total, afeta a epiderme externa e toda a derme sob a camada superior da pele. Embora os sintomas de uma queimadura de espessura total variem, eles comumente apresentam pele que aparece seca, couro, preto, branco, marrom ou amarelo, ao lado da presença de inchaço e falta de dor devido a danos nos nervos relacionados com lesões.

O tratamento pode incluir a limpeza ou a remoção do tecido morto da área afetada, intravenosa (IV) de fluidos, antibióticos (orais ou IV), cremes antibióticos tópicos, suplementos nutricionais, aumento da proteína dietética, enxerto de pele ou possível cirurgia reconstrutiva.

É necessária a atenção médica imediata quando:
– Há uma probabilidade de queimadura de segundo ou terceiro grau
– As queimaduras são maiores do que 2-3 polegadas ou cobrir mais de 10% do corpo. 
– Fogo, eletricidade ou produtos químicos foram a causa da queimadura
– A queimadura envolve a face, couro cabeludo, mãos, superfícies articulares ou genitais
– Há a presença de inchaço, pus, agravamento da vermelhidão ou estrias vermelhas na área afetada

Prevenção de queimaduras na criança
– Cobrir todas as tomadas elétricas da casa
– Manter todos os itens inflamáveis ​​e tóxicos fora do alcance de uma criança
– Ao usar um vaporizador, use na definição de frio
– Certifique-se que os cabos elétricos não estão danificados
– Cuidado ao usar ferros perto de crianças
– Não fumar em casa ou usar fogos de artifício
– Teste a água do banho do seu filho com seu cotovelo antes de deixá-los entrar
– Ao cozinhar, vire as alças das panelas para dentro
– Evite toalhas de mesa que as crianças possam puxá-las facilmente
– Não segure seu filho ao cozinhar, beber ou comer pratos quentes
– Não aqueça mamadeiras no microondas
– Use telas de proteção para lareiras, radiadores e outras fontes de calor
– Use protetor solar para evitar queimaduras solares e ter cuidado quando se joga com o metal quente ou jogar brinquedos de plástico

Compartilhe essa notícia: