Notícias Viva Mais

Oftalmologia PUBLICADO EM 11/11/2016

Cirurgia Refrativa: Solução rápida para eliminar o uso de óculos

Procedimento permite o retorno em poucos dias às atividades diárias do paciente

Participação do médico Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia

Cirurgia Refrativa: Solução rápida para eliminar o uso de óculos

Você sabe o que são os erros refrativos? Dentre os mais conhecidos estão a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, que podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Muito comuns, eles atingem até ⅓ da população em diferentes faixas etárias e podem causar transtornos no aprendizado e no desempenho das atividades diárias, além de desconforto social. Muitos sonham em eliminar, em definitivo, os óculos e, para tanto, em casos selecionados, a cirurgia a laser é uma grande aliada. Rápida e precisa, permite o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais do paciente.

A cirurgia refrativa é uma cirurgia realizada através do Excimer Laser, uma radiação luminosa especial que possibilita fazer um micropolimento da superfície da córnea. Os mais modernos corrigem todos os erros de refração, permitindo que o paciente fique livre dos óculos e lentes de contato. Para realizar esta cirurgia, é necessário, inicialmente, passar por uma consulta oftalmológica. O oftalmologista vai fazer um exame completo do fundo do olho e exame da córnea. Os pacientes que não estão aptos, ou seja, os pacientes que tiveram algum problema nos exames, são contraindicados de realizar a cirurgia. Estes pacientes costumam ser minoria.

Saiba mais:
A pessoa que realiza a cirurgia refrativa enxerga bem a noite?
Qualquer pessoa pode fazer cirurgia refrativa? 

A decisão da cirurgia tem que ser realizada após o exame ocular cuidadoso feito pelo médico oftalmologista, associado a alguns desenhos complementares da estrutura do olho. Caso identifique alguma patologia ou mesmo algum dado fora do padrão é desaconselhada a cirurgia. Existe uma idade ideal para realizar a cirurgia a laser, após os 18 anos, que é quando os erros refracionais estão estáveis, com pouca ou quase nenhuma variação. Também é necessário ter a refração (o grau dos óculos) já estabilizada pelo menos em duas consultas consecutivas.

A cirurgia refrativa a laser é um procedimento rápido, totalmente indolor e que não necessita de internação. O médico Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia, aconselha que, após a cirurgia, seja feito “repouso, que o paciente evite atividades que necessitam esforço ou risco de trauma e o uso os colírios prescritos nos horários, rigorosamente”, pois isso irá permitir “o retorno às atividades habituais por volta do sétimo dia e a prática de esportes, principalmente esportes de contato, praia e piscina após 30 dias”, finaliza.

Compartilhe essa notícia: