Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 05/02/2016

Café pode proteger contra a cirrose hepática

Pesquisadores analisaram os benefícios do café para a saúde

 

Café pode proteger contra a cirrose hepática

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, reuniram dados de nove estudos a fim de analisar sobre o consumo do café e seus benefícios à saúde. Publicados na revista Alimentar Pharmacology & Therapeutics, os resultados sugerem que beber dois copos extras de café por dia pode reduzir pela metade o risco de morrer de cirrose hepática. 

A análise mostra uma relação entre o consumo de café e cirrose hepática – com mais xícaras por dia associada a menor risco. Dois copos extras de café por dia foram ligados a um risco 44% menor de desenvolver cirrose hepática e um risco quase 50% menor de morte para a doença.

A cirrose hepática pode ser fatal, pois aumenta o risco de insuficiência hepática e câncer. A condição se desenvolve quando o tecido saudável no fígado é substituído por tecido cicatrizado, muitas vezes como resultado de longo prazo e lesão persistente de vírus como o da hepatite C e toxinas como o álcool.

O efeito do café é “maior do que a de estatinas na redução do risco cardiovascular”. No seu papel, onde discutem os resultados, os autores explicam que o café tem diversos ingredientes biologicamente ativos além da cafeína. Estes incluem “agentes oxidantes e anti-inflamatórios, tais como o ácido clorogênico, kahweol e cafestol,” e há evidências, eles observam, que estes podem “conferir proteção contra a fibrose do fígado.”

“Ao contrário de muitos medicamentos, o café é geralmente bem tolerado e tem um excelente perfil de segurança”, comentou o líder do projeto, Dr. JO Kennedy, da Faculdade de Medicina de Southampton, que ainda concluiu:

“O café apareceu para proteger contra a cirrose. Este poderia ser um achado importante para os doentes em risco de cirrose para ajudar a melhorar os seus resultados de exames. No entanto, precisamos agora de ensaios clínicos robustos para investigar os benefícios mais amplos e malefícios do café para que os médicos possam fazer recomendações específicas para os pacientes”.

Compartilhe essa notícia: