Notícias Viva Mais
Alimentação PUBLICADO EM 02/12/2015Bebidas sem açúcar também podem danificar os dentes
Especialistas advertem quanto ao consumo de produtos ricos em aditivos ácidos
Ostentar um rótulo sem açúcar não faz um produto ser bom para os dentes, alertam especialistas de saúde bucal. Os consumidores precisam estar cientes que alguns produtos de bebidas sem açúcar são tão prejudiciais quanto os doces de padaria, que contêm grandes quatidades de açúcar.
Pesquisadores do Centro Cooperativo de Saúde Oral Research (CRC), na Austrália, testaram 23 tipos diferentes de bebidas sem açúcar – incluindo refrigerantes e bebidas esportivas – e descobriram que aqueles que contêm aditivos ácidos e com baixos níveis de pH, causam danos mensuráveis ao esmalte do dente, mesmo sem ter açúcar.
Enquanto a maioria das pessoas estão conscientes da relação entre açúcar e cárie dentária, o que é talvez menos compreendida é a natureza dessa ligação. Bebidas com aditivos ácidos – com açúcar ou não – também podem ser ruins para os nossos dentes. O ácido que ataca por dissolução das camadas exteriores do esmalte do dente. Assim, as bebidas que são ácidas também podem corroer os dentes.
Eric Reynolds, professor da Faculdade de Odontologia de Melbourne e CEO da Saúde Oral CRC, diz que “muitas pessoas não estão cientes de que, reduzindo sua ingestão de açúcar não reduzem o risco de cárie dentária. A mistura química de ácidos em alguns alimentos e bebidas podem causar condição igualmente prejudiciais de erosão dental”.
Especialistas de saúde bucal em geral concordam que o uso de substitutos do açúcar – incluindo, por exemplo, xilitol, sorbitol e manitol – em produtos de confeitaria e bebidas ajudou a reduzir a cárie dentária em crianças de países industrializados. No entanto, no seu documento de informação recém-lançado, o professor Reynolds e seus colegas observaram que “os consumidores devem estar cientes de que muitos produtos sem açúcar permanecem potencialmente prejudiciais aos dentes, devido à sua composição química”.
O documento resume estudos na Saúde Oral CRC que mediram amolecimento superficial do esmalte após a exposição a uma variedade de bebidas. Os estudos descobriram que a maioria das bebidas desportivas e refrigerantes levou a amolecimento do esmalte dentário na metade dos participantes. Eles também mostram que ambas as bebidas açucaradas e sem açúcar – incluindo as águas minerais aromatizadas – causar uma perda mensurável do esmalte dos dentes, não havendo diferença significativa entre os dois tipos de bebida. Além disso, seis das oito bebidas desportivas testadas nos estudos causou perda de esmalte dentário.
Prof. Reynolds diz que um produto ser “sem açúcar” não significa que é seguro para os dentes e acrescenta que depois de comer ou beber produtos ácidos, você não deve escovar os dentes imediatamente, pois isso pode remover a camada amolecida do dente. Em vez disso, lave a boca com água e espere por uma hora ou mais antes de escovar. Os especialistas sugerem que ‘matar’ a sede com água é uma alternativa muito mais saudável. Além disso, check-ups regulares com o profissional de saúde bucal pode ajudar a detectar erosão dentária precoce, o que normalmente pode ser revertida com tratamentos para substituir minerais perdidos.