Nossas Entrevistas
Tema: ProAr (asma)
Por Ana Carla Carvalho
Olga Goulart – A asma é uma doença respiratória crônica mais prevalente entre crianças e adolescentes e que contribue diretamente para a evasão escolar, isso obviamente compromete o desempenho acadêmico. Bom, ainda é um problema subdiagnosticado, a região nordeste, por exemplo, ela apresentou o maior número de mortes por asma no período de 1998-2009 e por incrível que pareça Salvador apresentou uma das maiores prevalências do país. Isso se dá talvez pela falta de conhecimento adequado. É muito importante conhecer o sistema respiratório para compreender melhor a asma, que apesar de ser uma doença inflamatória crônica, pode ser controlada. É isso que as pessoas tem que ter em mente, reconhecer os sinais, os sintomas, os fatores agravantes pode influenciar diretamente no controle da doença. O uso de medicamentos adequados, com técnica inalatória correta e efetivo, não é? Isso melhora muito o controle deste problema, nós podemos ser multiplicadores dessas informações que vocês terão agora e também estarão disponíveis numa cartilha.
É o que nós vamos conversar com a professora Ana Carla Carvalho, docente da escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Então Ana Carla, eu achei muito boa essa ideia, até baseado nos dados que a gente acabou de informar agora, achei muito boa a ideia da cartilha. A quem se destina essa cartilha educativa e quais são os principais aspectos abordados?
Ana Carla Carvalho – A nossa equipe quando construiu essa cartilha, Olga, pensou em algo com uma linguagem que pudesse alcançar toda a população. A ideia sempre foi levar o conhecimento sobre asma, difundir o conhecimento sobre essa doença para o maior número de pessoas possível. Dessa forma a cartilha educativa pode ser utilizada por todas aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a asma independente de terem esse diagnóstico prévio. Então todos, pode se dizer, que irão aprender com a cartilha, sejam pacientes, familiares, indivíduos sem asma, crianças, adolescentes, acadêmicos e profissionais de saúde, alunos e professores na equipe do ensino básico. E só para vocês terem uma ideia quando eu falo em se divertir com o material educativo, é que nós trabalhamos muito e detalhamos de uma forma que ficasse dinâmica, interativa e interessante para o leitor, ficou bem interessante o material, vale a pena conferir.
Olga Goulart – Muito bom, mas quando você fala, por exemplo, desse material educativo, existe algum plano de ação para situações de crise?
Ana Carla Carvalho – Com certeza Olga. Nessa cartilha que ela tem como principal objetivo orientar, nós trazemos desde o que é o sistema respiratório até a crise de asma e aí tentamos explicar de forma bem prática como reconhecer uma pessoa que está tendo uma crise de asma, quais são esses sinais, quais são esses sintomas e como é que cada um pode atuar nesse momento, aí que entra o plano de ação. O plano de ação seria um plano com medidas importantes e essenciais para serem realizados no momento da crise. Uma espécie de passo a passo para que a pessoa que está em crise possa seguir, mas também possa ser utilizado como guia para outras pessoas que desejem ajudar uma pessoa que está em crise de asma. Então quando uma pessoa, por exemplo, próximo a você apresentar sinais e sintomas que indiquem uma crise, podemos citar o aperto no peito, o chiado, a falta de ar, a tosse, é importante procurar se a pessoa tem um plano de ação em mãos e esse plano deve ser utilizado e é importante saber que deve ser prescrito pelo médico, orientado pelo profissional de saúde e vai estar claramente descrito os medicamentos que devem ser utilizados.
Olga Goulart – E como é que as pessoas podem ter acesso a esse material?
Ana Carla Carvalho – Inicialmente o material vai ser divulgado em PDF via repositório institucional da Universidade federal da Bahia (UFBA) e a partir deste link que vai ser gerado pelo repositório e nós vamos colocar nas páginas da GINA no Brasil e da GARD e futuramente o link também vai para nossas páginas das unidades universitárias. A ideia Olga é que essa cartilha se torne pública, de acesso para todos que tem interesse. Pensamos num futuro que também seja veiculado como material didático, que possa ser utilizado pelas escolas de ensino básico e desejamos ainda que a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde compre essa ideia, pois a gente construiu o material para todos.
Olga Goulart – Então nesse caso professora Ana Carla, até que as pessoas possam ter todo material completo, o que você gostaria de dizer que contém na cartilha que seja de extrema relevância para já as pessoas irem absorvendo essa informação?
Ana Carla Carvalho – Bem, a cartilha tem várias informações interessantes sobre o sistema respiratório e a asma, mas eu acredito que 6 pontos principais a gente já pode começar a divulgar:
O primeiro é que é importante reconhecer o sistema respiratório para compreender melhor a doença, a asma. O segundo é que a asma apesar de ser uma doença crônica, de caráter inflamatório, ela pode ser controlada e além disso ela é uma doença que não é transmissível, não pega de uma pessoa para outra e as pessoas podem sim ter uma vida normal, mesmo com o diagnóstico de asma com o tratamento adequado. Um outro ponto é que é importante reconhecer os sinais, os sintomas, os fatores que podem desencadear uma crise de asma e como saber evitar esses fatores. Isso pode influenciar diretamente no controle da doença. Um outro ponto é que o conhecimento e o uso dos medicamentos adequados, seja o alívio que seria para a crise e manutenção para o controle da doença com a técnica inalatória correta, é efetivo para o controle da doença. Um quinto ponto é que o uso do plano de ação, como a gente já conversou hoje na entrevista, em situações de crise pode reduzir hospitalização, internamento por asma e também salvar vidas. E por último é que todos podem começar a multiplicar esse conhecimento sobre a asma e contribuir para o controle da doença, cada um pode começar a fazer sua parte.
Olga Goulart – Claro! Muito obrigada professora Ana Carla.