Nossas Entrevistas
Nutrição
Tema: Alimentos Funcionais
Por Sued Burgues
(071) 35... Ver mais >
- (071) 3535-3090
- ORTRA - Praça Martiniano Maia, 46 – Centro - Lauro de Freitas/Ba
- Outros contatos e endereços
Olga Goulart: Muitas vezes colocamos alimentos na mesa e não sabemos os seus benefícios. Além das funções nutricionais básicas, quando consumimos alguns alimentos como parte da dieta usual, eles produzem efeitos benéficos à saúde. Me refiro aos alimentos funcionais, que, além de nutrir, realizam outras funções para o nosso organismo. Por isso, descobrir essas funções de cada alimento que ingerimos é muito importante para evitar vários problemas de saúde. E para conversar conosco sobre o assunto, convidamos a nutricionista Sued Burgues. Primeiramente, vamos explicar o que são os alimentos funcionais?
Nutricionista Sued Burgues - Os alimentos funcionais foram descobertos desde de 30 de abril de 1999, e de acordo com a resolução número 18 da ANVISA, os alimentos funcionais são alimentos que além de ter o papel de nutrir, trazem inúmeros benefícios à saúde.
Olga Goulart - E como que isso pode ocorrer, Sued? Quais são os benefícios à saúde trazidos por esses alimentos funcionais?
Nutricionista Sued Burgues - Os alimentos funcionais, eles liberam substâncias bioativas. Essas substâncias bioativas, elas agem diminuindo algumas doenças crônicas como hipertensão, câncer, cardiopatias, entre outras doenças e os benefícios que essas substâncias trazem são: diminuição dos níveis séricos de glicemia, colesterol, triglicérides, melhoram a imunidade, melhoram a flora bacteriana e também podem diminuir o envelhecimento precoce através do combate dos radicais livres. Essas são as muitas funções que os alimentos funcionais podem trazer.
Olga Goulart - Onde são encontradas essas substâncias bioativas?
Nutricionista Sued Burgues - Bem, as substâncias bioativas, elas são encontradas em diversos alimentos. A gente tem elas nos vegetais, de um modo geral legumes e hortaliças, a gente tem nas frutas, a gente tem em cereais integrais e nos grãos, em algumas especiarias, como açafrão da terra, a gente tem também alguns peixes de água doce.
Olga Goulart - E quais são os requisitos, por assim dizer, para que um alimento seja considerado funcional? Tem algum critério?
Nutricionista Sued Burgues - Tem sim. A gente tem alguns critérios básicos. Primeiro ele tem que ser seguro ao consumo humano, tem que ter componentes naturais, ou seja, ele tem que fazer parte da dieta usual, eles têm que ter um embasamento científico e eles têm que trazer benefício para o corpo humano. Esses são alguns requisitos básicos para ele ser considerado, segundo a ANVISA, um alimento funcional.
Olga Goulart - E você pode citar alguns exemplos de alimentos funcionais, bem como as suas funções?
Nutricionista Sued Burgues - Vamos sim, vamos citar alguns. A gente tem um exemplo muito comumente usado na nossa culinária que é a cebola e o alho, que a gente tem como substância bioativa Alicina, com ação anti-inflamatória e anticancerígena, ou seja, ele previne contra o câncer e age contra as inflamações do corpo. E a gente tem também o repolho, o couve e o brócolis, que tem como substância bioativa o Indol, que tem uma ação protetora também contra o câncer. A gente também tem algo muito interessante, que a gente usa muito para temperar as nossas carnes, o nosso arroz, que é o açafrão da terra, que deveria ser substituído pelos extratos e pelas polpas artificiais e que tem como substância bioativa a Curcimina, que tem uma ação também protetora do coração e é um anticancerígeno natural.
Olga Goulart - Os alimentos funcionais podem ser consumidos sem restrição?
Nutricionista Sued Burgues - Na verdade não existe nenhum alimento, com exceção da água, que pode ser consumido sem restrição. Apesar de todos esses alimentos que eu citei, serem alimentos naturais, um consumo exagerado pode trazer prejuízo para o corpo. A gente tem que ter, na verdade, o consumo adequado desses alimentos.
Olga Goulart - Existe uma quantidade máxima diária recomendada para o consumo desses alimentos, ou isso será calculado a partir do peso, idade e outras coisas mais, de paciente para paciente?
Nutricionista Sued Burgues - Na verdade a gente tem algo que a gente considera, que são as DRIs, que é a ingestão diária recomendada e que ela é válida não só para os alimentos funcionais como para qualquer tipo de alimento. A gente considera assim, o peso, a idade, a faixa etária, a altura e aí a gente leva em consideração todos estes parâmetros para estar calculando os alimentos a serem consumidos.
Olga Goulart - Sued, há alguma relação entre saciedade e alimentos funcionais?
Nutricionista Sued Burgues - Sim, na verdade os alimentos que são ricos em fibras, eles têm uma característica de dar maior saciedade, porque na verdade isso é uma características das fibras. Alimentos como frutas, vegetais, legumes e hortaliças tem essa característica como são ricos em fibras, independente de ser funcional ou não.
Olga Goulart - E qual que é a melhor forma de incluir esses alimentos funcionais na nossa prática diária, na dieta?
Nutricionista Sued Burgues - Através de uma alimentação variada, através de uma alimentação rica em vegetais, rica em frutas variadas, vegetais variados, incluir grãos, oleaginosas, que seriam nozes, as castanhas, incluir peixes na alimentação, incluir as sementes como linhaça, como aveia, incluir cereais integrais e beber bastante água, é claro.
Olga Goulart - Os alimentos funcionais podem certamente ajudar também no processo de envelhecimento saudável, não?
Nutricionista Sued Burgues - Com certeza, os alimentos funcionais, dependendo do tipo de alimento funcional, como os alimentos de cor laranja e de cor amarela, principalmente encontradas nas frutas, elas têm ação antioxidante, que vai combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce e com isso a gente vai ter um envelhecimento, com certeza, mais saudável.
Olga Goulart - E qual que é a importância do preparo desses alimentos? Dependendo do modo de preparo, quantidades significativas de nutrientes podem ser perdidas?
Nutricionista Sued Burgues - Com certeza, a gente precisa conhecer o alimento que a gente está preparando, conhecer esse alimento. A gente tem alimentos que são sensíveis ao calor, a gente tem alimentos que são sensíveis ao ar, né? A gente tem alimentos que podem, a depender de que forma a gente vá preparar, perder alguma característica, por exemplo, tem os alimentos ricos em vitamina C, que são sensíveis ao ar, então quando a gente demora muito de consumi-los, a gente vai perder a vitamina C, a gente tem as fibras, se a gente for preparar elas em altas temperaturas, a gente vai tornar essas fibras inativas, a gente então perde o benefício de regularização de trânsito intestinal, de melhorar a flora bacteriana. Então é importante a gente conhecer sim a característica do produto e saber como preparar.
Olga Goulart - Muito se vê na internet essas dietas genéricas que prometem um emagrecimento rápido. Qual que é a importância de um acompanhamento nutricional no gerenciamento do peso e no tratamento, por exemplo, da obesidade?
Nutricionista Sued Burgues - É verdade, a gente está tendo um "boom" de informações, né? A Internet, as redes sociais, vêm trazendo informações a todo vapor e a gente tem que ficar muito atento a essas informações, porque as vezes as informações não tem embasamento científico nenhum. Daí a importância de você ter um acompanhamento nutricional. O acompanhamento nutricional vai dar um direcionamento correto de como você deve proceder nesse tratamento da obesidade. A obesidade nada mais é do que uma mudança no estilo de vida, não precisa de planos mirabolantes e fórmulas mágicas e o tratamento é simples. É na verdade uma mudança do hábito alimentar, com alimentos mais saudáveis e prática de atividade física. Eu acho que essa é a melhor mudança que o paciente pode fazer.
Olga Goulart - Qual especialista procurar para buscar orientações sobre os alimentos funcionais?
Nutricionista Sued Burgues - O nutricionista. Ele é o profissional que estudou e que se especializou em falar da ciência que estuda os alimentos que é a nutrição.
Olga Goulart - E pra finalizar Sued, o que que poderia ser considerada uma boa alimentação?
Nutricionista Sued Burgues - Eu gosto muito de um ditado que diz: "Desembalar menos e descascar mais". Vamos colocar na mesa comida de verdade. Vamos colocar frutas, os vegetais, os legumes, os grãos, vamos tirar os produtos que são ricos em aditivos e em conservantes. Vamos comer comida de verdade, vamos trazer pra mesa aquelas comidas que os nossos avós ensinavam a gente comer e a gente foi deixando de lado e essa é a comida saudável, e essa é a comida que eu indico e que eu acho que a gente deve estar se alimentando no dia a dia da gente.
Olga Goulart - Está ok. Conversamos com a nutricionista Sued Burgues. Muito obrigada Sued e até a próxima!