Nossas Entrevistas

Oftalmologia

Mitos e Verdades sobre Glaucoma

Por Dr. Honassys Rocha

Viva Mais Viva Melhor – Ele é capaz de causar cegueira se não tratado a tempo. Além disso, são registrados, a cada ano, 2 milhões e 400 mil novos casos no mundo. Estamos falando do glaucoma, doença provocada pelo aumento da pressão no olho e que não apresenta sintomas em sua fase inicial. Daí a importância da avaliação oftalmológica anual preventiva. Para desmistificar um pouco mais sobre este tema, na nossa série Mitos e Verdades de hoje conversamos com o doutor Honassys Rocha, especialista em oftalmologia.

Doutor, primeiramente, é correto afirmar que glaucoma é uma doença de velhos, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Olá Olga, é um prazer falar contigo. Isso é um mito. O glaucoma é sem dúvidas mais comum em idosos, mas pode acontecer em qualquer idade desde o nascimento.

Viva Mais Viva Melhor – Não existem fatores de risco bem determinados para o glaucoma, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é um mito, os fatores de risco para o glaucoma são bem determinados. O principal é o nível da pressão intraocular, quanto maior essa pressão maior o risco da perda visual pelo glaucoma. Existe também história familiar positiva, a idade principalmente acima de 40 anos, pessoas que são negras ou que tenham afrodescendência, pressão arterial alta ou baixa e existem outros fatores de risco com menor importância também.

Viva Mais Viva Melhor – Fotofobia e lacrimejamento são sinais de glaucoma, doutor, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é um mito. Usualmente o glaucoma não dá nenhum sinal ou sintoma.

Viva Mais Viva Melhor – Glaucoma é uma doença contagiosa, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é um mito, o glaucoma não é contagioso.

Viva Mais Viva Melhor – Quando a pessoa com glaucoma percebe a baixa visual a lesão já é grave e irreversível, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é uma verdade. A perda visual do glaucoma ocorre de fora para dentro e como normalmente usamos a visão central a maior perda já aconteceu e essa perda é irreversível. Daí a importância de se diagnosticar o glaucoma cedo.

Viva Mais Viva Melhor – O glaucoma se não tratado leva à cegueira, isso é mito ou é verdade? E se é verdade, doutor, existe um tempo determinado para a pessoa portadora do glaucoma perder a visão?
Dr. Honassys Rocha – Isso é uma verdade. A velocidade da perda depende do nível de pressão ocular do paciente e sua relação com a pressão do sangue naquela região do olho. As pessoas que têm uma pressão alta e uma pressão arterial baixa são as que perdem a visão com maior velocidade.

Viva Mais Viva Melhor – Crianças também podem ter glaucoma, mas reagem a pressão alta de maneira um pouco diferente, muitas vezes um olho grande e bonito pode ser sinal de glaucoma se instalando, isso é mito ou é verdade? 
Dr. Honassys Rocha – Isso é verdade. Como a criança tem um tecido elástico o olho da criança pode crescer acima da média do corpo e algumas pessoas acham que esses olhos grandes são bonitos. Mas de fato, os olhos grandes em crianças algumas vezes significam glaucoma.

Viva Mais Viva Melhor – O glaucoma pode ser derivado de outras doenças, isso é mito ou é verdade, doutor?
Dr. Honassys Rocha – Isso é verdade. As situações mais frequentes que provocam o glaucoma são a própria catarata, quando ela se apresenta do tipo intumescido, inchado e o tratamento de algumas doenças autoimunes principalmente, que demandam o uso de corticoides.

Viva Mais Viva Melhor – É mito ou é verdade afirmar que quem tem glaucoma não pode usar lente de contato?
Dr. Honassys Rocha – Isso é um mito! A pessoa que tem glaucoma pode usar tranquilamente suas lentes de contato e somente retirá-las quando for aplicar o colírio se for esta modalidade de tratamento adotada pelo médico oftalmologista. Eu chamo a atenção porque existe a terapia de substituição do colírio pelo Laser SLT, então ele é um grande aliado nessas pessoas porque vai reduzir a necessidade da instilação das gotas dos colírios.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, é verdade ou é mito que o portador de glaucoma não pode praticar esportes, levantar peso ou fazer força?
Dr. Honassys Rocha – Isso é um mito. A prática de esportes aeróbicos leves ela inclusive é indicada porque ajuda a controlar melhor a pressão do olho e também ajuda a controlar a pressão arterial que é também um fator de risco importante para o glaucoma.

Viva Mais Viva Melhor – O glaucoma tem cura, isso é mito ou é verdade? 
Dr. Honassys Rocha – Isso é um mito, o glaucoma não tem cura, tem controle. É importante essa pergunta porque precisamos diferenciar a hipertensão do olho com o glaucoma. A hipertensão do olho pode ser transitória e não levar ao glaucoma. Um exemplo bem atual são as pessoas que desenvolvem a Febre de Chikungunya, algumas delas têm uma pressão intraocular alta durante o período em que a doença se manifesta e logo depois que a doença passa ela volta ao normal e isso não é glaucoma.

Viva Mais Viva Melhor – O tratamento do glaucoma e o intervalo das consultas varia de acordo com cada paciente, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é uma verdade. Um paciente que tem uma lesão inicial de glaucoma ele pode ter suas visitas médicas num intervalo maior do que aquela pessoa que já está na fase final do glaucoma, que tem o campo chamado tubular e que precisa de uma atenção bem maior.

Viva Mais Viva Melhor – É mito ou é verdade que o colírio para baixar a pressão ocular em portadores de glaucoma deve ser usado continuamente para o resto da vida?
Dr. Honassys Rocha – Olga, se você me perguntasse isso há alguns anos, a resposta seria verdade. Mas se for feita a terapia de substituição do laser SLT a resposta é mito. Em muitos casos nós conseguimos deixar o paciente sem a necessidade de colírios por um bom tempo, esse tempo em média são 18 meses e nós podemos reaplicar o laser após cessar o seu efeito. O que não podemos perder é a vigilância dos sinais de evolução da doença.

Viva Mais Viva Melhor – Além das diversas aplicações já conhecidas do laser, ele também pode ser utilizado como uma ferramenta no tratamento do glaucoma, isso é verdade ou é mito?
Dr. Honassys Rocha – Isso é verdade. Existem 3 aplicações do laser em glaucoma, que são a iridotomia que é um furo na íris, a iridoplastia ou gonioplastia que é a modificação do formato da íris e que faz com que a gente consiga levar mais líquido que dá pressão ao olho ao seu ralo de drenagem, promovendo uma redução da pressão e também a trabeculoplastia a laser. Nós também podemos combinar estes 3 tipos de laser.

Viva Mais Viva Melhor – Uma das indicações de trabeculoplastia seletiva a laser é quando o paciente com glaucoma tem dificuldade de adesão ao tratamento com colírios, isso é verdade ou é mito?
Dr. Honassys Rocha – Isso é verdade. Existe a dificuldade de adesão ao tratamento por diversas limitações e inclusive o desperdício das gotas dos colírios quando eles não são aplicados de uma maneira correta.

Viva Mais Viva Melhor – O tratamento cirúrgico visa reduzir a pressão intraocular e a evolução do glaucoma, mas não melhora a visão ou recupera parte do campo visual que já foi perdido, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é uma verdade. Inclusive o objetivo do tratamento é manter o campo de visão estável. É muito importante isso também Olga porque a pessoa que faz o tratamento do glaucoma seja ele com laser, seja ele com cirurgia, seja ele com colírios, ela não percebe a melhora visual e muitas pessoas acabam desconfiando do resultado. Então nós temos de lembrar de outras doenças que são assim como a hipertensão arterial, que se não tratada vai levar a um derrame cerebral por exemplo, um infarto e a pessoa pode até morrer por isso.

Viva Mais Viva Melhor – O tratamento cirúrgico ou o tratamento a laser elimina a necessidade dos colírios, isso é mito ou é verdade?
Dr. Honassys Rocha – Isso é verdade em alguns casos. Após uma cirurgia ou o laser, os colírios passam a ter um papel secundário, mas ainda assim importantes para o tratamento do glaucoma.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar, doutor, é correto afirmar que a melhor forma de evitar a cegueira relacionada ao glaucoma é visitar regularmente e seguir as orientações do oftalmologista, isso é verdade não é? 
Dr. Honassys Rocha – Sim Olga. Isso acontece porque o glaucoma deixa marcas nos olhos de quem tem e algumas vezes é muito discreta quando no início da doença. O médico especialista em oftalmologia é treinado para oferecer um diagnóstico o mais cedo possível e tudo que a gente quer é isso, um diagnóstico cedo e um tratamento sem a necessidade de pingar colírio.

Viva Mais Viva Melhor – Conversamos com o médico doutor Honassys Rocha, especialista em oftalmologia. Doutor, muito obrigada e até a próxima.