
Dr. Joaquim Custódio Jr.
Endocrinologia
Você sabia que existem dois tipos de diabetes?
Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Joaquim Custódio Jr.
Publicado: 13 de junho de 2017 - Atualizado: 4 de junho de 2019

O diabetes tipo 1 é caracterizado por uma situação em que o organismo vai produzir pouca ou nenhuma insulina. Isso normalmente se deve por um processo de autoimunidade, ou seja, o organismo desenvolve anticorpos contra as células responsáveis por produzir a insulina – as ilhotas, que se localizam no pâncreas. Essas ilhotas são atacadas pelo sistema imunológico do organismo e isso faz com que elas produzam pouca ou nenhuma insulina, levando ao diabetes do tipo 1.
O que leva a ativação autoimune ainda não é muito esclarecido. Existem alguns vírus que parecem ter alguma implicação, o componente genético pode agir em alguns casos, mas não é o mais preponderante. A causa do diabetes tipo 1 ainda é um pouco incerta, mas o fato é que leva a uma situação de falta de insulina e necessariamente o paciente com diabetes do tipo 1 tem que receber insulina desde o início do tratamento.
O diabetes tipo 2 costuma acontecer mais na idade adulta, mas pode acontecer em pessoas com menor idade também, especialmente agora com a incidência muito grande de sobrepeso e obesidade na população infanto-juvenil. O diabetes do tipo 2 tem uma íntima relação com a questão do sobrepeso e da obesidade porque o acúmulo da gordura leva a resistência à insulina, que vai fazer com que a insulina tenha dificuldade em agir no organismo, ou seja, neste caso insulina é produzida, mas não é metabolizada adequadamente pelo organismo e isso vai fazer com que a glicemia ou a glicose do organismo passe a ficar alta, levando ao diabetes do tipo 2.