Quando se deve consultar um neurocirurgião?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Edson Alvarenga

Publicado: 6 de abril de 2018 - Atualizado: 4 de junho de 2019

Os sintomas mais comuns que levam os pacientes a procurarem um neurocirurgião referem-se a coluna cervical, como dores nos ombros, irradiação para um ou os dois braços e dormência nas mãos, como também dores referidas na região lombar e nas duas pernas ao mesmo tempo. Na coluna lombar as dores costumam ser unilaterais, numa nádega, numa perna, o que vale também para dormências e fraquezas.
As pessoas tem medo de procurar um neurocirurgião, o nome assusta, não fazendo a associação de coluna com neurologia, mas, sintomas como fraqueza nos braços, nas pernas, dormência, sensações de membros incompetentes, dores são causados por deficiência dos nervos, a avaliação neurológica é fundamental.
Embora a coluna seja uma pilha de ossos articulados com uma almofada entre cada um deles, o sistema nervoso passa em canal dentro destes ossos, neste canal fica uma medula e os nervos protegidos, os sintomas dependerão de alteração dos ossos, ligamentos, músculos e a almofada intervertebral, conforme a repercussão sobre o sistema nervoso no canal ósseo.