![Dr. André Gordilho](https://vivamaisvivamelhor.com.br/wp-content/uploads/2019/01/viva-mais-viva-melhor-medico-especialista-dr.-andre-gordilho.jpg)
Dr. André Gordilho
Psiquiatria
Psiquiatria: Depressão e tristeza são a mesma coisa?
Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. André Gordilho
Publicado: 5 de dezembro de 2017 - Atualizado: 4 de junho de 2019
![](https://vivamaisvivamelhor.com.br/wp-content/uploads/2019/06/viva-mais-viva-melhor-dicas-psiquiatria-depressao-e-tristeza-sao-a-mesma-coisa.jpg)
Não. A tristeza é um sintoma, é uma emoção, é um sintoma da depressão. A depressão não é sinônimo de tristeza, é possível o paciente estar deprimido sem apresentar queixas de tristeza. Por exemplo, o idoso, muitas vezes, está deprimido e não se queixa de tristeza. Ele se queixa que perdeu a graça pela vida, o prazer das coisas, tem um monte de queixa somática, dor aqui e dor acolá, se isola, tem muito cansaço, mas a tristeza não necessariamente está presente.
Ou seja, a depressão é um conjunto de sinais e sintomas, nos quais alguns são obrigatórios, a tristeza é um dos sintomas principais junto com a perda da capacidade de sentir prazer (anedonia), associada a vários outros sintomas que existem por um período para que isso seja identificado como um quadro depressivo.