Endoscopia Digestiva Alta: possíveis e raras complicações após o exame.

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Ramiro Mascarenhas

Publicado: 30 de setembro de 2016 - Atualizado: 4 de junho de 2019

– Bacteremia transitória: febre que ocorre após a endoscopia, geralmente quando se faz uma biópsia. Um paciente a cada mil casos pode ter calafrio, febre, mas isso regride espontaneamente ou, então, tomando algum analgésico (1g de dipirona resolve).
– Dificuldade de engolir: é muito difícil acontecer, pois os aparelhos que são usados hoje são muito finos e mais confortáveis – pode ocorrer após algum procedimento terapêutico.
– Fezes enegrecidas: por exemplo, se o paciente fez uma polipectomia, a retirada de um pólipo, pode sangrar posteriormente, ficar um sangramento ou um babamento de sangue ou porejamento e ele é traduzido por fezes enegrecidas. Nesse caso, o paciente deve informar o médico e procurar um serviço de emergência porque, na maioria das vezes, estes sangramentos são autolimitados, mas é bom que ele procure um hospital porque se for um sangramento que não pare espontaneamente o médico tem condição de, pela própria endoscopia, colocar um clip para interromper esta hemorragia.
– Perfuração, dor abdominal: podem acontecer mas são raros.