Como saber se uma pessoa está se tornando um dependente químico?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Rogério Santos

Publicado: 14 de março de 2018 - Atualizado: 4 de junho de 2019

– Primeira experiência: A jornada do uso de substância começa com aquele indivíduo que experimenta, por curiosidade ou para pertencer a um grupo, por exemplo.
– Usuário de Ocasião: O tempo vai passando e esse indivíduo começa a usar a substância ocasionalmente, ou seja, toda vez que ele vai num evento que tenha a substância, que ele encontre com as pessoas que tenha a substância, ele começa a se tornar um usuário de ocasião.
– Usuário Habitual: A continuidade disso faz com que esse indivíduo se torne um usuário habitual, ou seja, não precisa mais ser naquele evento, todo final de semana começa a usar e, muitas vezes, o fim de semana começa na sexta e termina no domingo, depois começa na quinta e termina na segunda de manhã…
– Usuário Dependente: A doença vai progredir, como se fosse uma escada que se vai subindo degrau após degrau, até que, lá do meio em diante, o indivíduo já precisa da substância continuamente, toda vez que não usa, ele começa a ter sintomas. A partir daí, ele começa a fazer qualquer coisa pela doença.