Como é feito o tratamento para a doença do Alzheimer e o controle?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Jonas Gordilho

Publicado: 7 de junho de 2016 - Atualizado: 4 de junho de 2019

Existem duas formas de se tratar o indivíduo com doença de Alzheimer: o tratamento não farmacológico e o tratamento farmacológico. 

– O tratamento não-farmacológico consiste em prevenção de lesão cerebral, então estes indivíduos precisam assumir hábitos de vida saudáveis, como a dieta saudável, alimentação e atividade física. Outra forma muito importante de tratamento da doença, que está ligada a prevenção, é a reserva cognitiva. Aqueles pacientes que aprendem mais, que estudam mais durante a vida, têm uma maior reserva cognitiva e, por isso, eles perdem mais lentamente as funções.
– Em relação ao tratamento farmacológico, existem diversas medicações que podem ser utilizadas tanto para prevenir o retardo da doença, como controlar os sintomas comportamentais associados a doença de Alzheimer. A apatia, por exemplo, que incomoda muito os familiares próximos, pode ser tratada com medicações específicas, assim como a agitação, agressividade e a insônia. Uma outra situação muito comum, que não deve ser esquecida, é o quadro de depressão associado à doença de Alzheimer, que também deve ser tratada.