Como é feito o tratamento da lesão ligamentar do joelho?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Pedro Bastos

Publicado: 12 de dezembro de 2018 - Atualizado: 5 de junho de 2019

O tratamento vai depender de muitos fatores, como idade, extensão de dano, lesões associadas e o estilo de vida da pessoa. Cabe ao médico orientar o problema, discutir as possibilidades de tratamento, ver as vantagens e ver as implicações, mas, a decisão final é sempre do paciente.
Vale lembrar, que o tratamento da lesão aguda (o socorro após o acontecimento da lesão) é sempre conservador, ou seja, é não cirúrgico. Faz-se o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, gelo, repouso, manutenção do movimento do joelho, pode-se fazer uso de mobilizadores, dependendo da lesão que o paciente tiver e da dor que estiver sentindo.
Após essa fase inicial, o tratamento definitivo vai depender da condição clínica e da expectativa que o paciente quer com o tratamento. A cirurgia é indicada para aqueles pacientes ativos, que não querem abrir mão dos esporte que forçam os joelhos, para que consigam fazer uma prática de atividade física sem limitação e evite uma evolução com estabilidade muscular e acabe evoluindo com lesões no menisco da cartilagem ou, no futuro, até mesmo uma artrose.