Dr. Igor Maldonado
Neurocirurgia
Aneurisma Cerebral: Como reconhecer caso ele se rompa?
Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Igor Maldonado
Publicado: 7 de abril de 2017 - Atualizado: 4 de junho de 2019
Uma característica bem importante é o caráter súbito da dor. Uma crise de enxaqueca, chamada de cefaleia primária, que não tem causa orgânica específica, é uma dor de cabeça que começa devagarzinho, vai aumentando, muitas vezes é pulsátil, a pessoa já teve antes, tem uma aura, que pode ser uma alteração visual ou uma alteração estomacal.
Uma rotura de aneurisma com hemorragia dentro do crânio, frequentemente é abrupta, intensa, de uma hora para a outra. É comum, por exemplo, a pessoa relatar “poxa doutor, tive a maior dor de cabeça da minha vida e ela foi em 2 segundos de zero a dez”. Isso é preocupante, essa é a dor de cabeça que merece uma atenção médica imediata na emergência. Ela é intensa e é súbita, a progressão é muito rápida. Essa dor não pode esperar para que o indivíduo marque uma consulta com o seu médico generalista, com o seu neurologista para ver na semana que vem. Ela tem que ser investigada na hora.
Outras coisas que podem acontecer são vômitos e sintomas neurológicos que não existiam antes. Então, se o indivíduo tem cefaleia (dor de cabeça) súbita e intensa e começa a vomitar, sobretudo se começa a vomitar e fica excessivamente sonolento, o somatório desses fatores aumenta a probabilidade de estarmos diante de uma hemorragia e, mais ainda, se aparecer um sintoma neurológico focal, uma paralisia de um lado do corpo, de um braço, de uma perna ou de um lado do rosto.