A reposição hormonal eleva o risco de câncer de mama?

Viva Mais Viva Melhor - Trecho da entrevista com: Dr. Alan Coutinho

Publicado: 24 de agosto de 2017 - Atualizado: 4 de junho de 2019

Existem muitas controvérsias e só o tempo realmente irá mostrar a verdade. Atualmente, o maior estudo que já foi realizado no mundo sobre a reposição hormonal em mulheres, o WHI (Women’s Health Initiative), demonstrou que o risco de desenvolver o câncer de mama foi o seguinte:
– Um grupo com 10 mil mulheres não fez reposição hormonal, nesse grupo de 10 mil mulheres, 30 desenvolveram o câncer de mama, então essa foi a incidência.
– O segundo grupo, em que 10 mil mulheres fizeram reposição hormonal com estrogênio, 26 tiveram câncer de mama, ou seja, 4 casos a menos quando comparados com as que não fizeram reposição hormonal.
– Já no terceiro grupo, com 10 mil mulheres que fizeram reposição hormonal com estrogênio e mais um tipo de progestínico, 38 tiveram câncer de mama, ou seja, um aumento de 8 casos em 10 mil mulheres, um aumento pequeno, mas sim um aumento.
Portanto, o maior estudo científico já realizado até hoje mostrou que não houve nenhum aumento no risco de desenvolver câncer de mama quando se utiliza apenas estrogênio pelo período de até 10 anos. Contudo, verdades e estudos com uma duração maior deverão ser realizados para avaliar o risco em períodos mais longos.