Nossos Vídeos
Cirurgia Plástica
Vídeo Completo – Lipoaspiração
Por Dra. Andréa Strauch
(071) 32... Ver mais >
- (071) 3203-2222
- Centro Médico Cardiopulmonar, Sala 307 - Rua Ponciano Oliveira, 157, Edf Garibaldi Empresarial, Rio Vermelho
- Outros contatos e endereços
O que é Lipoaspiração?
Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de gordura, melhorando os contornos e a proporção corporal.
Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle de peso ou de atividade física.
Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente e em outros ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura localizada no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
A Lipoaspiração está indicada para mim?
Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura localizada e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você; então quais seriam os pacientes que se beneficiariam do procedimento?
- Pacientes adultos, com até 30% acima do seu peso ideal, que têm uma pele firme e com bom tônus muscular;
- Indivíduos saudáveis que não tenham doença grave ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização,
- Não fumantes;
- Pacientes com expectativa realista do resultado cirúrgico e determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.
Como é feito o pré-operatório da Lipoaspiração?
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames laboratoriais e uma avaliação médica;
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia;
- Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento durante o procedimento.
Além disso você precisa informar ao seu médico a razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado. Informar também condições médicas, alergias e tratamentos; o uso atual de medicamentos, fumo, álcool e drogas e se você já fez alguma cirurgia previamente.
Quais os riscos da Lipoaspiração?
A decisão de se submeter à lipoaspiração é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com os seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis.
O cirurgião plástico irá lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar um termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Podem ser necessárias avaliações com outros especialistas antes da cirurgia e profilaxia de trombose.
O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, e com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
Como é feito o procedimento da Lipoaspiração?
Quais são as etapas do procedimento? Primeiro é realizada a anestesia, com a administração de medicamentos para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa, bloqueio ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
A lipoaspiração é realizada então através de pequenas incisões.
Primeiramente uma solução líquida e estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco e fino, que chamamos de cânula é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.
A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou uma seringa conectada à cânula.
Malhas de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e comprimir a área operada.
Ademais, um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido.
Como é o pós-operatório da Lipoaspiração?
A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem, geralmente em torno de 3 meses após a cirurgia, sendo indicada a realização de drenagem linfática nesse período.
Além disso, com a manutenção de dieta saudável e atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, o ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia, portanto é importante seguir algumas recomendações para manter os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter o peso adequado e adotar um estilo de vida saudável.