Nossos Vídeos
Coloproctologia e Colonoscopia
Vídeo Completo – Colonoscopia
Por Dra. Elaine Almeida
3270-460... Ver mais >
O que é colonoscopia?
Colonoscopia é um procedimento endoscópico utilizado para investigação das doenças do cólon (intestino grosso), do reto e da parte final do intestino delgado (intestino fino). Além de diagnosticar, ele ainda pode tratar algumas doenças.
Quais as indicações para a colonoscopia?
Sua principal indicação é para o rastreamento do câncer colorretal, já que este em sua fase inicial não causa sintomas. O exame é indicado para o diagnóstico precoce dessa afecção e, também, para a detecção e tratamento de pólipos, que são lesões benignas, mas que podem se transformar num câncer, caso não sejam tratadas. Está indicado em todas as pessoas a partir dos 50 anos.
Outras indicações são para o diagnóstico e o tratamento de sangramento colorretal, pacientes que apresentam exame de sangue oculto nas fezes positivo, alteração do hábito intestinal (diarréia ou constipação), dor abdominal em cólica (associada ou não à evacuação), rastreamento e ressecção de pólipos (através do procedimento de polipectomia), tratamento de estreitamento colorretais, acompanhamento de colites, avaliação e tratamento de doenças vasculares, investigação de anemia e da perda de peso. E indicado nos pacientes com história familiar de neoplasia colorretal.
Como é feito o preparo intestinal para o exame de colonoscopia?
Bom, por ser um exame que é realizado por dentro do intestino e este é repleto de fezes, é necessário a realização de um preparo minucioso para limpar o intestino de todo o conteúdo fecal.
Esse preparo pode variar dependendo de cada serviço, mas, no geral, o paciente deverá ter uma dieta com líquidos claros (nada de coloração avermelhada) no dia anterior ao exame. Serão receitados alguns comprimidos laxativos para que o paciente comece a evacuar. O exame normalmente é realizado no período da tarde. Então, no dia do exame pela manhã, o paciente irá ingerir apenas uma solução laxativa, no intervalo de cerca de uma hora. Após isso é necessário jejum absoluto. É prudente tomar uma medicação para náuseas meia hora antes. Esse solução poderá ser ingerida em casa ou no local onde será realizado o exame (clínica ou hospital). No final do preparo o paciente deverá estar evacuando apenas uma água transparente.
Algumas medicações de uso habitual poderão ser suspensas para a realização do exame.
Como é feito o exame de colonoscopia?
Na hora do exame, o paciente é encaminhado para a sala de endoscopia ou centro cirúrgico (a depender do serviço), onde será monitorizado e será aplicado sedativos venosos. É introduzido pelo ânus um tubo flexível com uma microcâmera na ponta que permite a visualização de toda a mucosa intestinal. Durante o exame são injetadas pequenas quantidades de ar para melhor visualização do intestino. O exame dura em média 30 minutos, mas pode durar mais caso seja necessário algum tipo de procedimento. Após o término, o paciente é encaminhado para a enfermaria onde realizará um lanche e ficará em observação por cerca de 1-2 horas. Por causa da sedação o paciente deverá ter um acompanhante.
Quais as possíveis complicações e risco da colonoscopia?
As taxas de complicações são muito baixas e geralmente decorrentes de procedimentos terapêuticos. Podem ser ainda mais baixas quando o exame é realizado por técnica adequada e profissional bem treinado.
As complicações podem estar relacionadas ao preparo, à sedação e ao procedimento. As complicações relacionadas aos procedimentos são a perfuração e o sangramento que variam de cerca de 0,3 á 2%.
Qual a periodicidade do exame de colonoscopia?
Normalmente o exame é realizado aos 50 anos, podendo ser indicado antes, a depender da história do paciente. Um exame normal poderá ser repetido em 5-10 anos. Já um exame onde pólipos forem retirados deverá ser realizado em um espaço menor de tempo.
Quais as recomendações após exame de colonoscopia?
O paciente poderá sentir cólicas devido ao gás residual que permanece no intestino e é orientado que ele caminhe para eliminar esses gazes. Deverá ter uma alimentação leve. Não poderá dirigir veículos e nem ingerir bebidas alcóolicas. É orientado, caso sinta dor abdominal forte, febre, coração acelerado ou vômitos, a entrar em contato com o médico ou dirigir-se a Emergência munido do laudo do exame.