Nossos Vídeos
Ginecologia e Obstetrícia
Vídeo Completo – Pré-Natal
Por Dr. Marcelo Seixas
(071) 33... Ver mais >
O que é o pré natal?
É o acompanhamento que fazemos com a gestante no período que antecede o Parto.
Qual a melhor época para iniciar o pré natal?
O ideal é iniciar o acompanhamento antes de engravidar, pois torna-se mais fácil tratar qualquer patologia com a paciente fora da gestação. Adequar medicações que a paciente faz uso rotineiramente como antiipertensivos, medicações para controle do diabetes. Podemos inclusive incentivar o controle do peso, orientar dieta adequada e prática esportiva que são fundamentais para uma gestação saudável.
Todas a pacientes seguem as mesmas rotinas no pré natal?
Não, é muito importantes fazer um acompanhamento individualizado. Paciente com prè natal de alto risco, paciente hipertensas, diabéticas, ou com qualquer patologias têm normalmente um acompanhamento mais intensivo.
E quanto as pacientes que gozam de boa saúde?
Nestas o acompanhamento também é individualizado pois devemos levar em conta seu histórico familiar, e sua evolução na gestação.
Existem exames de rotina para as gestantes?
Sim, temos muitos exames que devem ser realizados por todas as gestantes. Exames ultrassonográficos, sorologias e exames para acompanhamento da saúde da gestante.
A gestação é uma fase única na vida da mulher, neste período ela está mais sujeita a adquirir alguns problemas de saúde como infecção urinária.
Não podemos esquecer que estamos cuidando também de outro paciente, que é o concepto que está se desenvolvendo no ventre da mãe. A medicina fetal tem evoluído bastante e há muito o que fazer para o bebê chegue com boa saúde.
O Senhor destacaria algo no acompanhamento do pre natal?
O pré natal é todo cercado por importantes definições. Primeiro, determinar com mais precisão possível a idade gestacional, pois com a idade gestacional definida que podemos planejar a realização de exames e procedimentos que podemos fazer em cada fase da gestação. Exames ultrassonográficos por exemplo, são mais específicos em determinadas idades gestacionais como a ultrassonografia morfológica do primeiro e segundo trimestres. Determinar a data provável do parto, evitando a prematuridade e se a gestação esta se prolongando demais.
Basta o acompanhamento com o obstetra para uma gestação saudável?
O ideal é que a gestante fosse também acompanhada por outros profissionais de saúde como nutricionista, preparador de educação física e psicólogo. Não tem com somente o obstetra acompanhar uma boa prática de exercícios físicos, uma dieta bem balanceada, e orientar sobre toda as expectativas, apreensões e medos que a chegada de um filho traz para a vida de uma pessoa.